A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos, receberá nos próximos dias 25 e 26 de setembro a Mostra Cinemateca Brasileira: Resistências Cinematográficas. O evento é gratuito e está aberto a toda comunidade campista e comunidade acadêmica: professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação.
Em ambos os dias haverá exibição de filmes e debates durante o encontro. Segundo a organização do evento, o tema da Mostra é uma reflexão sobre o contexto histórico e político do Brasil nas últimas décadas. O intuito é tratar de narrativas que abordam desde a ditadura militar até as lutas de classe.
Na quarta-feira (25), a Mostra terá a exibição dos filmes “Terra em Transe”, às 13h, e “Eles Não Usam Black-Tie”, às 19h. O debate acontece após o filme das 19h com o doutorando em História Comparada, pela UFRJ, Kiko Anderson e o mestre em História Política pela UERJ, José Marcos Freitas.
Já no dia 26, às 13h, será exibido o filme “Cabra Marcado Para Morrer” e, às 19h, “O que É Isso Companheiro?”. O debate ficará por conta do mestre em Desenvolvimento Regional, Charles Gonçalves, e da doutoranda em Sociologia pela UENF Juliana Lima, também após a exibição do filme das 19h.
Maria Priscila Pessanha de Castro, coordenadora do Cine Darcy, explica que a Mostra de Cinema é fruto de ações que o projeto tem realizado ao longo dos últimos anos, dentre elas, o Cine Darcy De Olhos nos Festivais.
— O “Cine Darcy de Olhos nos Festivais” tem por objetivo divulgar os festivais que ocorrem no Brasil. No ano de 2023 foram mapeados mais de 120 festivais e neste ano aproximadamente 70. Com esta ação, conseguimos alcançar um número maior de diretores, produtores e distribuidores das produções audiovisuais nacionais e internacionais que, por fim, resultaram nesta parceria com a Cinemateca Brasileira – diz a bolsista Universidade Aberta Laura, que atuou como curadora da mostra.