A Secretaria de Saúde de Campos inicia, na próxima segunda-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que previne contra o vírus da gripe. O público alvo desta primeira etapa são os idosos e trabalhadores da área da saúde, mas para melhor atendê-los, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) criou um cronograma que seguirá a ordem decrescente de idade. A abertura da campanha será realizada no Clube da Terceira Idade, a partir das 9h.
Para a imunização desta semana, sempre das 9h às 16h, devem comparecer aos postos todos os idosos com idade igual ou superior a 80 anos. Nestes mesmos locais serão vacinados trabalhadores da saúde com idade acima de 60 anos. Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso trabalhador da saúde, deve incluir o registro profissional.
Os trabalhadores da saúde que estão no exercício da profissão nos hospitais públicos, contratualizados ou particulares serão vacinados nos próprios locais de trabalho. Outros estabelecimentos de saúde devem aguardar a divulgação da estratégia e do cronograma.
“A vacinação contra a Influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença e reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas ao vírus. Também pode reduzir a sobrecarga no sistema de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos da doença”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacina será eficaz contra as cepas tipo B, H1N1 e H3N2, incluindo a Darwin que foi a responsável pelo surto de gripe no ano passado. “O vírus da gripe circula de forma endêmica no Brasil. Então é importante que nós tenhamos sempre uma significativa parcela da população imunizada para evitar que haja um aumento considerável do número de casos de infecção pelo vírus da influenza”, explica o infectologista e diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
O infectologista ressalta que a campanha terá início com grupos específicos, mas posteriormente será aberta à população em geral. “A situação da pandemia da Covid-19 está melhorando, mas o vírus ainda está circulando e, então, é importante que as pessoas se vacinem para que possamos diminuir os casos de síndrome respiratória causadas tanto pela Covid quanto pelo vírus da gripe. Para isso é fundamental que a população procure os postos assim que tiver a indicação para tomar a vacina”, afirmou Carneiro.
POSTOS DE VACINAÇÃO
Drive-thru da UENF
Automóvel Clube
Clube da Terceira Idade
UBSF Parque Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Dores de Macabu
UBSF Lagamar (Farol de São Tomé)
UBSF Parque Imperial
UBSF Patronato São José
UBS de TocosUBSF Santos Dumont
UBSF Saturnino Braga
UBSF Venda Nova
UBSF Felix Miranda
UPH Travessão