Campanha de multivacinação tem baixa adesão em Campos

Foto das vacinas contra a dengue - Divulgação

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente começou na última segunda-feira (6) e, em Campos, apenas 614 doses foram aplicadas. A imunização segue até o dia 31 de outubro em todos os postos de atendimento, por livre demanda. O subsecretário de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, infectologista Rodrigo Carneiro, pede que pais e responsáveis levem seus filhos e também se vacinem.

“O município de Campos inicia a campanha de multivacinação, uma estratégia do Ministério da Saúde destinada a toda população. As salas de vacinação e o Centro de Imunização estão abertos para atendimento. O nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal das principais vacinas, visando proteger contra doenças potencialmente graves. Convidamos os pais e responsáveis a levarem seus filhos e, também, a si próprios aos postos de vacinação para garantir a proteção individual e coletiva, diminuindo o risco de retorno de doenças graves ao município”, recomendou o médico, informando que a meta é verificar se as 103.000 crianças e adolescentes, média de público-alvo de 0 a 14 anos, estão com as vacinas atualizadas.

Iris Rosa Pereira, 22 anos, levou o filho Anthony, de 1 ano, para se proteger contra a Covid-19 e gripe. “Foi a própria pediatra dele que recomendou manter as vacinas em dia para evitar problemas de saúde. Desde então, procuro sempre manter o cartão de vacina atualizado, pois acredito que é importante para as crianças”.

Aproveitando a campanha, a balconista Millena Norato, 33 anos, foi com o filho Enzo, de 13 anos, ao Centro de Imunização. O adolescente garantiu sua proteção contra o HPV, gripe, dengue e meningite (ACWY). “É fundamental manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada para garantir a proteção contra doenças. Procuro sempre cumprir essa responsabilidade, assegurando que o calendário de vacinação dos meus quatro filhos esteja em dia. A vacinação protege as crianças e também aqueles que se dedicam a cuidar delas. Assim, ficamos todos protegidos”.

CAMPANHA — Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs); Policlínicas; Centro de Saúde de Guarus; Clínica da Criança; Hospital São José; em algumas escolas e no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, esse com horário estendido de segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.

Este ano, adolescentes de 15 a 19 anos poderão receber a dose de resgate contra o HPV, caso não tenham sido vacinados. Também serão contempladas pessoas de 9 meses a 59 anos com as vacinas contra febre amarela e pessoas a partir dos 12 meses contra o sarampo, podendo também conferir as demais vacinas do calendário e receber as que estiverem pendentes.

Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis, como, por exemplo, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A, HPV e Dengue.

Para a criança receber qualquer uma das vacinas é preciso comparecer à sala de vacina mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e, principalmente, a caderneta de vacina.


plugins premium WordPress