Apesar do calor, dezembro deve ter alto índice de chuvas

Foto da região de Farol de São Thomé, em Campos - Arquivo

O mês de dezembro de 2024 mal começou e está sendo marcado pelo forte calor. Apesar das altas temperaturas, o cenário deve mudar nas próximas semanas. De acordo com as estimativas do Climatempo, o mês será mais chuvoso e menos quente em relação ao mesmo mês do ano passado no Brasil.

O instituto meteorológico aponta “grande diferença” entre dezembro de 2024 e 2023. No mesmo período do ano passado, “choveu abaixo do normal em quase todo o Brasil e o calor foi excessivo”, conforme divulgado pela Climatempo em nota. Já para dezembro de 2024, “espera-se mais chuva e temperaturas mais próximas da normalidade, sem calor extremo”.

Andrea Ramos, meteorologista do Climatempo, falou sobre o cenário: “No ano passado, tivemos déficit de chuvas pela atuação do El Niño, que inclusive atingiu seu pico máximo no verão. Já este ano, não estamos com a atuação dele, então as chuvas estão acontecendo, como é esperado para a estação da primavera no Brasil, com pancadas de chuva, rajadas de vento e trovoadas isoladas, que vêm com volumes significativos”, destacou.

Frente fria e chuvas são esperadas principalmente no Sul e Sudeste. A previsão da Climatempo é de que quatro ou cinco frentes frias avancem sobre as regiões ao longo do mês a partir do fim da primeira semana de dezembro, “passando rapidamente pela costa da região Sul e estacionando em trechos da costa do Sudeste”.


plugins premium WordPress