Professor da UENF entre os principais pesquisadores do mundo na área de vegetais


Uma área de estudo relativamente recente e com grande potencial na agricultura, silvicultura e conservação — a embriogênese somática de plantas — vem colocando a UENF em evidência no mundo. Em artigo publicado este mês na revista Plant Cell, Tissue and Organ Culture da editora Springer Nature (https://link.springer.com/article/10.1007/s11240-025-03172-6 ), o professor Vanildo Silveira, do Laboratório de Biotecnologia do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (LBTBB), figura entre os 10 principais autores com maior número de publicações nos últimos 55 anos, ocupando o 5º lugar no ranking, com um total de 42 publicações e média de 27,4 citações.

Intitulado “Mapeando cinquenta e cinco anos de pesquisa em embriogênese somática: uma análise bibliométrica de tendências, colaborações globais e avanços importantes em mais de nove mil artigos”, o artigo é assinado pelos pesquisadores costarriquenhos Pastor Júnior Pérez-Molina, Paula Carvajal-Campos e Víctor M. Jiménez.

Figuram no ranking outros dois pesquisadores brasileiros: Miguel Pedro Guerra, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ocupa o terceiro lugar, com 45 publicações e média de 17,5 citações; e Jonny Everson Scherwinski-Pereira, da Embrapa, em décimo lugar, com 35 publicações e média de 14,8 citações.

Pesquisas na UENF abrangem cana-de-açúcar, mamoeiro e maracujazeiro

Trabalhando desde a década de 1990 com embriogênese somática de plantas — quando atuava como bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) —, Vanildo explica que os trabalhos de pesquisa em seu laboratório abrangem basicamente duas frentes: desenvolver protocolos de embriogênese somática para algumas espécies — cana-de-açúcar, mamoeiro e maracujazeiro — e estudar por que a técnica funciona para alguns grupos de células e outros não.

— Uma de nossas linhas de pesquisa é identificar os marcadores moleculares, principalmente proteicos, dessa competência embriogênica. Queremos saber por que um grupo de células resulta num embrião somático e numa planta completa e por que outro grupo, que veio do mesmo tecido, não produz o embrião somático — explica.


plugins premium WordPress