Enxames de abelhas assustam moradores e mobilizam Defesa Civil de Campos

Foto: Divulgação/Lucas Pavoni

A Defesa Civil recebeu quatro solicitações relacionadas a enxames de abelhas em diferentes bairros de Campos. Segundo a Defesa Civil, as variações de temperatura e condições climáticas adversas acabam influenciando no crescimento significativo nas ocorrências de atendimento para a remoção de enxames de abelhas.

Um dos atendimentos foi realizado no Jardim Primavera, em Goitacazes, na Baixada Campista. A equipe foi acionada para remover o enxame que se formou em uma planta no jardim de uma casa. De acordo com a Defesa Civil, o profissional, capacitado para lidar com esses insetos de forma segura, realizou o procedimento sem incidentes e garantiu que as abelhas fossem realocadas em um ambiente apropriado. Outro chamado foi atendido em Saturnino Braga, também na Baixada Campista. No entanto, após a notificação de um enxame na área de lazer de uma residência, os moradores relataram que as abelhas migraram naturalmente antes da chegada da equipe.

A Defesa Civil informou que o fenômeno é comum e, em muitos casos, as abelhas buscam novos locais de abrigo, evitando a necessidade de intervenção. A equipe da Defesa Civil também foi acionada em Baixa Grande, por conta da presença de abelhas entre o forro e a cobertura de uma casa que gerou preocupação dos moradores. O órgão avaliou a situação e, como foi detectado que não havia risco de contato dos moradores com o enxame e que para fazer o recolhimento seria necessário um procedimento específico, o serviço foi agendado para preservar o bem-estar dos insetos polinizadores. Já o último chamado ocorreu na Pecuária, com o acionamento do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil ressalta que as solicitações relacionadas a abelhas destacam a importância da educação e conscientização sobre a convivência com esses polinizadores essenciais. As ações rápidas e eficazes das equipes de atendimento demonstram um compromisso com a segurança, enquanto respeitam o papel vital das abelhas no ecossistema. A população é incentivada a sempre acionar as autoridades competentes diante de situações semelhantes, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.


plugins premium WordPress