Para evitar transtornos no trânsito, a Prefeitura adotou a estratégia de realizar as obras de reparos nas redes subterrâneas e recapeamento asfáltico das 16 ruas da área central durante a noite e madrugada. Mais dois trechos do novo recapeamento asfáltico foram realizados na noite de ontem e madrugada deste sábado (05), na Avenida XV de Novembro, a Beira Rio.
Vinte e oito homens trabalharam até a madrugada deste sábado, utilizando quatro máquinas pesadas: rolo compressor, rolo vibrador, máquina acabadora (que distribui a massa asfáltica e nivela a pista) e máquina fresadora (que raspa o antigo asfalto).
Oito caminhões, sendo seis para transporte da massa asfáltica à quente da Usina de Asfalto do Distrito Industrial da Codin até o local da obra, um caminhão pipa que acompanha a máquina fresadora e um caminhão espargidor de emulsão asfáltica, também foram usados na realização do serviço, conforme detalhou o encarregado da construtora Imbeg, Mário almeida, que acompanha a execução dos trabalhos.
Os trabalhos realizados até a madrugada deste sábado foram feitos em duas frentes: asfaltamento no trecho fresado na noite anterior, desde a Praça das Quatro Jornadas até pouco adiante da Rua Theotônio Ferreira de Araújo. O outro trecho compreendeu a fresagem (raspagem) do asfalto da pista da Beira Rio desde a Rua Marechal Floriano até pouco além da Rua Carlos de Lacerda, junto ao Terminal Urbano Luiz Carlos Prestes.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral explica a estratégia para realizar o trabalho sem causar transtornos no trânsito. “Desde quinta-feira (03) passamos a realizar os trabalhos no período noturno, indo até a madrugada. Os serviços são iniciados a partir das 20h e prosseguem até às 3h30. Mesmo neste horário, as máquinas trabalham em duas frentes simultâneas, em meia pista sinalizada com cones, para permitir o tráfego de veículos na outra parte da pista. Enquanto as máquinas do asfaltamento trabalham onde já foi feita a fresagem na noite anterior, o maquinário que faz a fresagem trabalha na outra pista em sentido contrário”, detalha Jorge Wílliam Cabral.