Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já estão nas ruas de Campos em busca de pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19, mas que já poderiam ter sido imunizadas, como é o caso de cerca de 25 mil pessoas com mais de 12 anos.
A ação é uma estratégia da prefeitura para aumentar o número de vacinados contra a doença no município. O levantamento está sendo feito pelos 240 Agentes de Combate às Endemias (ACE). Isso porque, segundo o responsável da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), o infectologista Charbell Kury, esses profissionais atuam diretamente nas casas para identificar e eliminar os focos dos vetores das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
“Vamos procurar saber também se há pacientes acamados ou com comorbidades que não foram vacinados. Em caso positivo e com consentimento da família, enviaremos uma equipe a casa para a devida imunização”, explicou Charbell, ressaltando que o formulário contém ainda outras perguntas como “Você acredita na vacina? Se não acredita, qual é o motivo?”.
Após esta visita, as pessoas que demonstrarem interesse em receber a vacina serão cadastradas e a listagem será enviada para a Subpav, que agendará o dia para a imunização.