Um caso de coinfecção por gripe e Covid-19 foi confirmado pela prefeitura de Macaé nessa quinta-feira (6). Nos últimos dias, a combinação tem sido chamada de “Flurona” — um neologismo para misturar os termos “flu” (gripe, em inglês) e “corona”, se referir à ocorrência simultânea de contaminações. O termo, no entanto, não é adotado pela comunidade científica, que prefere tratar como coinfecção.
Segundo a prefeitura, a paciente é uma mulher que está internada no Hospital Público de Macaé (HPM), desde o dia 31 de dezembro e um dia depois, dia primeiro de janeiro, a paciente foi submetida a um “Painel Respiratório”, exame que permite a detecção automatizada rápida e precisa de infecções respiratórias. De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lisa Chagas, o resultado, que constatou também outros dois tipos de vírus, foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde.
O primeiro caso de coinfecção de Covid-19 e Influenza foi identificado em Israel e notificado no final de dezembro de 2021. Já no Brasil, ao menos sete estados e o Distrito Federal, até o início de janeiro, confirmaram casos de coinfecção.