Conta de energia terá redução no custo em novembro

A bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela em razão da melhora das condições de geração de energia no país. Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional. Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores. Sobre o anúncio, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”. A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente.

Homem é flagrado dentro do banheiro feminino do IFF, em Campos, e causa confusão

Um homem foi flagrado dentro do banheiro feminino do Ginásio de Esportes do IFF, no campus Centro, em Campos. Ele foi flagrado no local por estudantes da instituição que denunciaram o caso para a direção. A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar a denúncia de crime de importunação sexual. O suspeito foi levado para a delegacia, onde foi ouvido e liberado. Câmeras de segurança do local são usadas para investigar o caso. Em nota, a direção do IFF Centro se posicionou: “A Direção-Geral do IFF Campus Campos Centro registrou na delegacia da Polícia Federal uma ocorrência sobre a presença de um indivíduo no vestiário feminino do Ginásio de Esportes Fernando Duncan. O sistema de monitoramento por câmeras, presente em toda área interna do campus, e o controle das portarias, permitiu a identificação da hora exata em que o homem ingressou na unidade, dados e imagem. As informações foram repassadas para a Polícia Federal. Na quinta-feira, a Direção-Geral do IFF Campus Campos Centro realizou uma reunião com mães das estudantes para prestar esclarecimentos”.

Personal trainer é morto a tiros na Região dos Lagos

O personal trainer Rogério Ornellas, de 56 anos, foi morto a tiros no bairro Parque Hotel, em Araruama, na Região dos Lagos. O crime foi cometido por dois homens que estavam em uma motocicleta, segundo a Polícia Militar. O homem foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois. A Polícia Civil informou que a 118ª DP, em Araruama, foi acionada e está apurando o caso, buscando esclarecer tanto a autoria quanto a motivação do crime. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Campos terá abastecimento de água interrompido neste domingo

O abastecimento de água será interrompido em Campos, neste domingo (27/10), das 5h às 17h, para realização de uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Coroa, localizada no bairro Caju, e intervenções em redes externas. A ação visa manter a eficiência dos serviços durante o período de verão, quando há maior consumo de água. A concessionária solicita que a população faça uso consciente da água durante o período da manutenção. A paralisação não afetará nenhum distrito do município, nem as localidades do interior, que dispõem de unidades independentes de captação, tratamento e distribuição de água. Equipes da concessionária estarão disponíveis e, caso seja necessário, serão disponibilizados caminhões-pipa para o abastecimento emergencial. Para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, os clientes devem entrar em contato pelos canais de relacionamento: WhatsApp: (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, site www.aguasdoparaiba.com.br, ou 0800 772 0422.

plugins premium WordPress