Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu neste sábado (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros. A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante com a declaração. Ele destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional. Outra preocupação expressada por Tedros diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19. No entanto, a OMS ainda considera o risco baixo. A varíola dos macacos é uma causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado. Uma das preocupações da OMS é com o estigma que a doença pode provocar, uma vez que a maioria dos contaminados são homens que se relacionam sexualmente com outros homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros. “Em acréscimo às nossas recomendações aos países, também chamo as organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas HIV positivo, para trabalhar conosco na luta contra o estigma e a discriminação”, disse Tedros.

Quatro pessoas são baleadas por criminosos vestidos de garis em Campos

Quatro pessoas foram baleadas no início da tarde deste sábado (23) na Rua Miguel José Assad, no Parque Eldorado, em Campos. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos estavam em uma moto e usavam roupas de gari. As vítimas foram levadas para o Hospital Ferreira Machado e ainda não há informações sobre os estados de saúde. A Polícia Militar informou que a suspeita é que a moto usada no crime seja a mesma que foi roubada no mesmo bairro, na noite da última quinta-feira (21), já que as características são parecidas. Até o momento, ninguém foi preso. A ocorrência é investigada na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).

Após reviravolta, Garotinho decide disputar eleição para deputado federal

Através das redes sociais, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, confirmou na noite dessa sexta-feira (22) que vai concorrer ao cargo de deputado federal. O anúncio aconteceu depois que o político desistiu de tentar ser eleito como governador do estado, após a reprovação do partido União Brasil. A maioria dos dirigentes do partido União Brasil preferiram não lançar a candidatura própria ao governo do estado e declararam apoio ao atual governador Cláudio Castro. Com isso, Garotinho bateu o martelo pela candidatura à Câmara Federal. Ele também informou que não apoia Cláudio Castro. O ex-governador se mostrou descontente com a decisão do partido de não apoiá-lo. Com a decisão de Anthony de tentar se eleger como deputado federal, a filha Clarissa Garotinho passou a ser pré-candidata ao Senado.

Café do Trabalhador será inaugurado na próxima semana em Campos

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, anunciou, na noite desta sexta-feira (22), a inauguração do projeto Café do Trabalhador para a próxima semana. O projeto é fruto da parceria da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, serão distribuídos 500 cafés de manhã em um ponto no Centro e outro em Guarus. Por R$ 0,50, o trabalhador terá acesso a café, pão e uma fruta. Na quarta-feira (27), será inaugurado o polo na Rodoviária Roberto Silveira, e na sexta-feira (29), na Praça do Amarelinho em Custodopolis.“O café busca garantir a alimentação para quem vai trabalhar ou buscar um emprego. É mais uma ferramenta de combate à fome e de melhoria na qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito.Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o Café do Trabalhador visa facilitar o acesso à primeira refeição do dia e reduzir a insegurança alimentar e nutricional da população. “Estamos ampliando a rede de proteção social e criando equipamentos para minimizar os impactos da pandemia para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A parceria com o Governo do Estado garantiu a abertura do Restaurante do Povo, que atingiu a marca de 600 mil refeições desde a inauguração”, ressaltou o secretário.

plugins premium WordPress