Em Campos, inscrições abertas para cursos da Escola de Formação de Educadores Municipais
Estão abertas inscrições para cursos destinados a educadores e gestores, realizados pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), em parceria com a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O primeiro, “Formação Continuada de Professores” já começa na próxima segunda-feira, dia 7, e vai até o dia 31 de agosto. Mas ainda dá tempo de se inscrever. As inscrições devem ser feitas no Portal PAE (AQUI), mas só poderão ser realizadas com o registro do e-mail institucional. De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, o curso de extensão tem carga horária de 265h, ao todo, distribuídos em dois módulos. “Os encontros acontecerão virtualmente de forma síncrona, ou seja, em tempo real, e assíncrona, pela plataforma Moodle”, disse. Para esse curso só poderão se inscrever professores da rede municipal de ensino que atuam na sala de aula regular, no segmento do Ensino Fundamental do 1ª ao 9º ano, e que tenham algum aluno com deficiência na turma. Serão disponibilizadas 100 vagas. Para abril, outros dois cursos serão oferecidos: “E-mail institucional: Aplicações práticas na gestão escolar”, voltado para gestores, auxiliares de secretaria e professores, com carga horária de 30h. O outro, “Ferramentas de produtividade e colaboração”, tem como público alvo gestores e auxiliares de secretaria e carga horária de 20h. Ao todo, são 400 vagas. As inscrições podem ser feitas de 14 a 28 de março, também no portal PAE. A coordenadora dos laboratórios de tecnologias e mídias digitais, Anna Karina Vieira de Azevedo explica que a primeira parte dos cursos será realizada pelo Youtube e para todos os professores da rede e só depois serão pelas salas do Meet, para quem se inscreveu na continuação dos cursos. “A princípio, toda a primeira parte será on-line, e se mais tarde houver a possibilidade de fazer uma parte presencial, a gente fará. Mas, por enquanto, é virtual”, explica Anna.
Golpista é preso na Pelinca com grande quantia em dinheiro
Na manhã deste sábado (05), um homem, de 47 anos, foi preso na Pelinca, em Campos, com grande quantidade de dinheiro obtido na prática de vários golpes na cidade. De acordo com informações da Polícia Civil, o criminoso entrava em locais como hospitais e clínicas alegando ser pastor, pedia oração pelo seu filho que estaria muito doente e precisando de tratamento, após comover as pessoas com o falso discurso, ele pedia alguma ajuda e várias pessoas caíam no golpe. Agentes da Segurança Presente, após informações, conseguiram abordar e prender o criminoso no Centro de Compras da Pelinca. O homem estava com mais de mil reais no bolso e foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele. O criminoso foi preso e encaminhado para a 134º DP do Centro, onde confessou que tinha uma mochila com cerca de 19 mil reais, fruto de golpes, guardada no guarda-volumes da rodoviária Shopping Estrada. A mochila foi encontrada e apreendida pela Polícia Civil. O caso foi registrado na 134º DP do Centro e segue com as investigações.
Prefeitura aplica revestimento asfáltico durante a madrugada deste sábado no Centro
Para evitar transtornos no trânsito, a Prefeitura adotou a estratégia de realizar as obras de reparos nas redes subterrâneas e recapeamento asfáltico das 16 ruas da área central durante a noite e madrugada. Mais dois trechos do novo recapeamento asfáltico foram realizados na noite de ontem e madrugada deste sábado (05), na Avenida XV de Novembro, a Beira Rio. Vinte e oito homens trabalharam até a madrugada deste sábado, utilizando quatro máquinas pesadas: rolo compressor, rolo vibrador, máquina acabadora (que distribui a massa asfáltica e nivela a pista) e máquina fresadora (que raspa o antigo asfalto). Oito caminhões, sendo seis para transporte da massa asfáltica à quente da Usina de Asfalto do Distrito Industrial da Codin até o local da obra, um caminhão pipa que acompanha a máquina fresadora e um caminhão espargidor de emulsão asfáltica, também foram usados na realização do serviço, conforme detalhou o encarregado da construtora Imbeg, Mário almeida, que acompanha a execução dos trabalhos. Os trabalhos realizados até a madrugada deste sábado foram feitos em duas frentes: asfaltamento no trecho fresado na noite anterior, desde a Praça das Quatro Jornadas até pouco adiante da Rua Theotônio Ferreira de Araújo. O outro trecho compreendeu a fresagem (raspagem) do asfalto da pista da Beira Rio desde a Rua Marechal Floriano até pouco além da Rua Carlos de Lacerda, junto ao Terminal Urbano Luiz Carlos Prestes. O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral explica a estratégia para realizar o trabalho sem causar transtornos no trânsito. “Desde quinta-feira (03) passamos a realizar os trabalhos no período noturno, indo até a madrugada. Os serviços são iniciados a partir das 20h e prosseguem até às 3h30. Mesmo neste horário, as máquinas trabalham em duas frentes simultâneas, em meia pista sinalizada com cones, para permitir o tráfego de veículos na outra parte da pista. Enquanto as máquinas do asfaltamento trabalham onde já foi feita a fresagem na noite anterior, o maquinário que faz a fresagem trabalha na outra pista em sentido contrário”, detalha Jorge Wílliam Cabral.
Alistamento militar vai até o fim de junho
Jovens que completam 18 anos em 2022 tem até 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. A informação é do diretor do serviço militar do Exército, general Eduardo Tavares Martins, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (3). Segundo o general, os candidatos podem fazer o alistamento no pela internet. Caso o jovem não tenha acesso a internet basta comparecer a uma junta do serviço militar munido de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF. Quem estiver no exterior pode comparecer a uma representação consular para realizar o alistamento. Caso perca o prazo, deverá comparecer presencialmente à junta militar. A seleção é composta de diversas fases. Na primeira, mais geral, são realizados testes físicos e exames médicos. Depois de uma entrevista, o candidato é designado para uma unidade onde realiza nova entrevista e, no dia primeiro de março do ano seguinte ao alistamento, ele é incorporado a uma das três Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica). Restrições Quem não se alista sofre algumas sanções. ‘O alistamento é um dever previsto em lei. Quando eu não estou quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania”, disse Tavares. Entre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público. Os jovens que desejarem permanecer nas Forças Armadas podem ser incorporados em caráter temporário (por até 8 anos). Outra forma, dessa vez definitiva, de ingressas nas Forças é por meio de concurso público para oficial ou sargento.
Sem carnaval na região, folia foi garantida nas casas de veraneio
A movimentação do comércio nos dias anteriores à folia foi uma previsão que o carnaval seria celebrado, tendo sido, também, um alívio para muitos comerciantes da região, que em comparação ao Carnaval do ano passado nem puderam abrir suas lojas devido à pandemia, levando ao fechamento de diversos estabelecimentos. O cancelamento de mais um Carnaval na região, não foi motivo para desanimar os foliões, que encontraram alternativas para comemorar, afinal, a folia não podia parar. Na praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, familiares se organizaram em uma tradicional casa de veraneio, onde festejaram todos esses dias de folia em família e sem aglomerações. Para Margareth Chalita, veranista de Gargaú, a tradição de comemorar o Carnaval vem de berço e já é tradição na família, ”Conhecemos Gargaú em 1976 e foi amor à primeira vista. Família grande e os laços iam aumentando a cada amigo que chegava, e amigo do amigo também. Vivemos aqui inúmeras histórias, vários blocos, carnaval de rua e a nossa casa, uma verdadeira festa. De geração em geração, essa tradição se mantém. Veio a pandemia, tempo de isolamento e reflexão. Tivemos que nos reinventar e aqui estamos. A família unida e uma felicidade gigante por isso. Superando dificuldades, diferenças, decepções e saudades.”, disse a foliã. Mesmo a pandemia tendo restringindo mais uma vez a realização do Carnaval por conta das aglomerações, os foliões vêm se adaptando e conseguindo seguir as orientações de prevenção à Covid-19 até mesmo nos dias de folia. Se não teve bloco na rua e nem na Sapucaí, deu para improvisar a folia em casa.
Aulas presenciais, em Campos, avançarão para mais de 50 mil alunos na próxima segunda-feira
O prefeito Wladimir Garotinho vistoriou, nesta sexta-feira (04), oito unidades escolares que estão em fase final de manutenção, acompanhado do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; equipe técnica; e do vereador Juninho Virgílio, e de equipe técnica. O objetivo foi fiscalizar os reparos realizados em escolas e creches, que ficaram quatro anos abandonadas e em estado de sucateamento. Ele afirmou que as aulas presenciais vão avançar para os cerca de 54 mil alunos na próxima segunda-feira (07). O prefeito adiantou que, na próxima semana, vai anunciar como se dará a equiparação salarial dos professores da rede municipal de ensino com o piso nacional. Também destacou que Campos deverá seguir a recomendação do Estado do Rio de Janeiro no sentido de desobrigar o uso da máscara no âmbito do município. A medida vai acontecer somente se o quadro epidemiológico da cidade permitir e se não houver aumento de casos de covid-19 nos próximos 15 dias. “A tendência é que Campos retire e obrigatoriedade de máscaras. Mas vamos observar o que vai acontecer nas próximas semanas, com o avanço das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Vamos abrir todas as unidades escolares a partir da próxima segunda. As que não receberam manutenção ainda vão receber nos próximos dias. A comunidade escolar pode ficar tranquila. A Creche Marthin Luter King, por exemplo, começa a manutenção segunda-feira. Centenas de empregos estão sendo gerados a partir desse mutirão de manutenção que estamos fazendo, após anos de abandono e sucateamento”, informou o chefe do Executivo. As unidades visitadas foram: Creche João Batista Veiga, Custodópolis; Creche Grevi Siqueira, Custodópolis; Creche Gilberto do Espírito Santo Amaral, Codin; Creche Gandur Assed, Terra Prometida; Creche Parque Guarus; Escola Custódio Generoso Vieira, Parque Prazeres; Escola Lions 1, Parque São Jorge; e Creche Marthin Luter King, Novo Eldorado. A diretora da Creche Grevi Siqueira, Simone Monteiro, afirmou que a unidade não recebe reforma há mais de 10 anos. “Há quanto tempo a gente espera por uma manutenção como essa. Estou há 16 anos na rede, e nove como diretora. Eu acredito muito no secretário Marcelo Feres e na proposta dele que não é somente para agora, e sim a médio e longo prazo. Ele está mexendo na estrutura da educação e isso causa incômodos no início, mas somos Educação e temos que acreditar no prefeito e no nosso secretário. O projeto deles é pela Educação. Estamos vivendo um novo tempo, após termos ficado estagnados por quatro anos”, disse. Simone falou, ainda, sobre a qualidade dos serviços. “Estou fiscalizando a manutenção, pois queremos tudo da melhor forma possível para nossos pequenos. A equipe é nota dez, os funcionários da obra são parceiros, estão fazendo tudo direitinho. Estamos esperançosos, pois esse novo tempo chegou e agora estamos realmente acreditando que a educação ilumina vidas. Queremos um local salubre para os nossos pequenos”, finalizou. Marcelo acrescentou que, neste ano, vai criar um Grupo de Trabalho formado por auxiliares de turma, para ouvir as prioridades desses profissionais, a fim de que sejam incluídos no Programa de Valorização dos Servidores da Educação. Ele presentou as unidades visitadas com um kit composto de projetor de imagens, calculadora e outros itens, em parceria com a Receita Federal do Brasil. “Desde o ano passado, demos início ao processo de licitação para aquisição de novas mobílias, merenda escolar, manutenção, etc. Após termos cumprido todo processo burocrático, inerente à administração pública – que muitas vezes não é tão rápido como gostaríamos – estamos começando a colher os frutos do que temos plantado”, afirmou o secretário. Diretora mais antiga em atividade, Sueli Siqueira está há mais de 50 anos na rede e afirmou que a manutenção é de excelente qualidade. “Passou da nossa expectativa, a manutenção está muito boa, me surpreendi muito. Dediquei minha vida toda nessa escola, a alegria hoje é muito grande, esperei tanto tempo por isso. Amo essa unidade e estamos vendo que as coisas estão acontecendo, estão mudando. Estou amando essa obra, fizeram não apenas as prioridades, foram muito além. Não esperava tanto e de uma forma tão rápida. Vamos receber nossas crianças com tudo limpo e lindo”.
Ladrão assalta cliente dentro do Banco do Brasil em Campos e é preso
Nesta sexta-feira (4), em Campos, um ladrão foi preso na Avenida XV de Novembro após assaltar um cliente dentro do Banco do Brasil situado na Praça São Salvador, no Centro de Campos. De acordo com a PM, uma denúncia apontou que o cliente teria sido vítima de um bandido. Os militares iniciaram buscas e o assaltante ao avistá-los tentou fugir, mas próximo da agência bancária foi abordado. Ele teve que ser imobilizado e durante revista foi encontrado uma quantia em dinheiro, que era da vítima do roubo. O crime foi registrado na Delegacia do Centro.
Argentino agride namorada com socos e tapas em Búzios
Um argentino agrediu a namorada no Bairro da Ferradura, em Búzios. Ela ficou gravemente ferida. Nesta semana, a agressão foi denunciada nas redes sociais, pela amiga da vítima, que explicou que tudo começou após ela não entregar o celular para o namorado, que queria ver as mensagens dela. De acordo com os relatos da amiga, a vítima foi agredida com tapas e quase ele matou a vítima sufocada no momento em que lhe aplicou o golpe na região da cabeça. A mulher tentou se defender, mas ficou machucada. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Búzios. A moça realizou o exame de corpo de delito. O homem não foi preso por não estar no flagrante, mas o caso segue em investigação.