Cadela faz plantão na porta de unidade de saúde à espera do dono internado em Campos
Uma cadela tem chamado a atenção de pacientes e funcionários do Sandu da Saldanha Marinho, em Campos. Há semanas, o animal está à espera do dono que foi atendido no local e que foi internado no Hospital Ferreira Machado. De acordo com os funcionários, o cão acredita que o dono ainda esteja no Sandu, e por isso, se rejeita a deixar o local até que o homem apareça novamente. A equipe de reportagem do jornal O Milênio esteve no local e acompanhou a história. Segundo testemunhas, o homem deu entrada na unidade com sintomas gripais. No momento em que deu entrada no Sandu, ele estava acompanhado de uma parente e do cão, que ficou na área externa da unidade. O paciente precisou ser transferido para o Hospital Ferreira Machado, onde foi internado. Como a cadela ainda acredita que o dono esteja no Sandu, ela continua à espera. Parentes do dono estiveram no local para levar o animal para casa, mas não tiveram sucesso. “Uma pessoa próxima do paciente veio até o Sandu para levar a cadela para a casa da família, mas ela não quis ir e resistiu. Toda hora ela olha para dentro do Sandu procurando pelo dono. Ela não viu o momento em que ele saiu para ir ao Hospital Ferreira Machado. Estamos a tratando bem enquanto ela fica em nossa unidade. A situação comoveu todos nós. Botamos potes de comida e água para que a cadelinha seja bem tratada durante o tempo em que decidir ficar aqui. Esperamos que o dono receba alta o quanto antes para que eles voltem a se reencontrar logo”, disse um funcionário. A paciente Maria das Graças foi até o local para passar por um atendimento médico e se surpreendeu com a cena. “Fiquei feliz por saber como a cadela é fiel ao dono, mas também fico triste em saber que se trata de uma situação difícil. Ela é muito mansa e amistosa, mas é possível perceber que está preocupada e triste. A cadela até se animou quando viu os parentes do proprietário, mas não quis sair de jeito algum. Ela é muito próxima do dono e acho que só vai sair quando ele voltar para buscá-la”, explicou. Recentemente, estudos revelaram que o cachorro é o animal que melhor entende o homem. Responder prontamente às ordens e, muitas vezes, dar carinho quando o dono aparenta estar triste são habilidades que adquiriram ao longo de anos de convivência e que justificam a fama de animais inteligentes. Um estudo realizado pela Universidade Eotvos Loránd, na Hungria, mostrou que muitas vezes o cão prefere ficar com seres humanos a interagir com outros cachorros.
Homem é morto na frente de hortifruti em Campos
Um homem, que ainda não foi identificado, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (18) na frente de um hortifruti localizado na Rua Pastor Rubens Coelho, no Parque Santa Rosa, em Campos. Até o momento, ninguém foi preso. Os tiros assustaram os clientes do estabelecimento. A vítima andava pela rua no momento em que foi atingida pelos tiros. O homem morreu ainda no local do crime. A PM fez buscas na região, mas o autor dos tiros não foi encontrado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos. O homicídio é investigado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).
Prefeitura de São João da Barra cancela o carnaval
A Prefeitura de São João da Barra anunciou nesta terça-feira (18) que não vai realizar carnaval na data oficial este ano. A decisão tem como motivo conter a pandemia da Covid-19 no município, que registrou 59 novos casos nas duas últimas semanas, incluindo três crianças, entre elas um bebê de um mês, e um caso de Flurona (infecção simultânea de Influenza e Covid) em um adulto. A Prefeitura também não vem realizando shows durante o verão e a fiscalização das medidas sanitárias que constam no decreto municipal em vigor segue intensificada. Eventos privados estão autorizados, de acordo com o decreto atual, válido até o dia 23 deste mês, desde que cumpram protocolos que incluem lotação máxima de 50% da capacidade do espaço. A decisão sobre realização de eventos culturais e esportivos vai depender dos cenários regional, nacional e mundial da pandemia, que estão sendo monitorados pelas autoridades municipais de saúde pública. Além dos novos casos registrados, o número de casos suspeitos de Covid-19 saltou para 190. E desde 1º de janeiro a rede municipal de saúde de São João da Barra contabilizou mais de mil atendimentos por síndrome gripal, sendo quase 30% em crianças. Mesmo estando com 88% da população vacinada com o esquema primário completo, o município decidiu reforçar as medidas de prevenção, o que inclui o cancelamento da programação oficial de carnaval, para conter a circulação do vírus e evitar que a situação se agrave. A Prefeitura vai decidir nos próximos meses, de acordo com a evolução da pandemia, se o carnaval será realizado ainda em 2022 em uma data alternativa ou na data oficial em 2023. As escolas de samba já iniciaram a preparação dos enredos e começam a receber os recursos ainda este mês, estando a última parcela condicionada à realização dos desfiles.
Secretaria de Estado de Trabalho e Renda com vagas de trabalho disponíveis para Campos e Rio das Ostras
A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) divulgou nesta terça-feira (18), 812 vagas de emprego para diversas regiões fluminenses. Entre os municípios com vagas disponíveis estão Campos, no Norte Fluminense e Rio das Ostras, na Baixada Litorânea. Em Campos, está sendo disponibilizada uma oportunidade para técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação. Já em Rio das Ostras, são oferecidas 10 oportunidades de trabalho, exclusivas para pessoas com deficiência, para a função de assistente administrativo. O Sine realiza uma análise comparativa do perfil profissional de cada candidato cadastrado com o da vaga disponibilizada pela empresa contratante. Por isso, é importante que o cidadão mantenha o seu cadastro atualizado. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando seus documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep/NIT/NIS e CPF. Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, acesse o Painel Interativo de Vagas da Setrab, disponível no site www.rj.gov.br/secretaria/trabalho.
Estrada do Santa Rosa, em Campos, passa a funcionar em mão dupla
A partir desta terça-feira (18) o tráfego de veículos na Estrada do Santa Rosa, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, está funcionando em mão dupla. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente. “Hoje, o trânsito na estrada é somente em direção à Avenida José Carlos Pereira Pinto. Mas, para adequar a entrada de ambulâncias no hospital, em função das obras que estão sendo realizadas na unidade, verificamos a necessidade de implantar o tráfego em mão dupla na Estrada do Santa Rosa”, explicou o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur. Equipes da Subsecretaria de Mobilidade, da Guarda Civil e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) orientaram a mudança no trânsito no início da manhã desta terça-feira.
Brasil tem recorde de capacidade instalada para geração de energia eólica e solar
A capacidade instalada de geração de energia por fonte eólica e solar no Brasil está em expansão. Entre janeiro de 2021 ao mesmo mês de 2022, o país registrou um aumento recorde para o período em toda a série histórica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que em relação ao potencial da quantidade bruta de megawatt (MW), o crescimento foi de 4.942 MW (26,39%), atingindo 23.664 MW de armazenamento instalado para geração de energia através destas fontes renováveis. A capacidade instalada de geração significa a potência apta que o país tem de gerar energia. Esse dado, porém, é apenas um potencial: depende do grau de acionamento e de condições climáticas favoráveis para uso. Em 10 anos, de janeiro de 2012 a janeiro de 2022, o aumento da capacidade instalada de fontes eólica e solar no país foi de 2.562%, saindo de apenas 282 MW para os atuais 23.664 MW. Somente em dezembro de 2021, último mês completo de uso da nova capacidade instalada, o Brasil teve a geração de 8.546 MW através de fontes eólicas e solares, de acordo com o Painel do ONS – energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de casas populares. Empresa LCA se destaca no ramo de energia solar Em meio ao crescimento do mercado de placas solares, uma empresa de Campos – que atende em todo o Estado do Rio de Janeiro – vem ganhando grande destaque. A LCA Soluções em Energia se tornou uma referência na região por apresentar profissionalismo, ótimas taxas no mercado e conhecimento no assunto. A dedicação e a qualidade no serviço prestado são alguns dos diferenciais da LCA, que conta com uma equipe própria que realiza a instalação das placas solares e que também faz um serviço de acompanhamento após o trabalho feito. A facilidade do pagamento nos serviços da LCA é mais um dos diferenciais da empresa. A partir do momento em que o cliente faz a instalação com a empresa, o grupo permite que o consumidor comece a fazer o pagamento em 90 dias ou até 180 dias depois que contratar o serviço. Para os interessados na instalação de placas solares, basta entrar em contato com a empresa. Além de atender no Estado do Rio, a LCA também tem clientes no Sul do Espírito Santo. O contato com a empresa pode ser feito através dos números (22) 99744-4644 ou (22) 2030-6144. Para conhecer melhor o trabalho do grupo, os clientes também podem entrar no site da LCA, clicando neste link.
Com agendamento e distribuição de senhas, Campos inicia vacinação de crianças contra Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos começou nesta terça-feira (18) e está sendo realizada através de agendamento on-line e também por distribuição de senhas realizada diretamente nos 10 postos de imunização, de acordo com a capacidade de aplicação da unidade. Nesta primeira semana o cronograma contempla somente as crianças que apresentam comorbidades e a aplicação do imunizante ocorrerá das 8h30 às 13h. Para o agendamento, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) está liberando 300 vagas, sendo 30 aplicações diárias em cada unidade. O agendamento (AQUI) deverá obedecer ao cronograma por ordem decrescente de idade que é terça-feira (18), destinado às crianças com 11 e 10 anos; quarta-feira (19), de 9 e 8 anos; quinta-feira (20), de 7 e 6 anos; e na sexta-feira (21), as de 5 anos e repescagem para quem perdeu a data. “O agendamento é bem simples e rápido”, explica o coordenador de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro, acrescentando que o sistema irá solicitar nome completo da criança e da mãe, além do CPF, data de nascimento e telefone. Feito isso, o sistema irá solicitar a escolha do dia, horário e local para a imunização. “Inicialmente, o quantitativo de doses liberadas é pequeno porque recebemos somente 3.070, mas assim que novas doses chegarem ao município iremos ampliar a oferta”, completou o subsecretário Charbell Kury. No ato da vacinação, independentemente de ser por agendamento ou senha, pais ou responsáveis terão que comprovar a comorbidade da criança que poderá ser através de laudo médico, receita, carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON). Também é necessário levar a caderneta de vacinação, RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Pacientes que já são atendidos no CRIE não precisam do documento comprobatório, devendo apresentar somente documentos pessoais. As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde são cardiopatia; pneumopatia; imunocomprometidos; renal crônico; doença neurológica crônica; doença hepática crônica; doença hematológica crônica; obesidade; diabetes mellitus; asma; e síndrome down. A aplicação da vacina para crianças ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e Centro Saúde Guarus, além das Unidades Básicas de Saúde e Estratégia da Família (UBSF) Custodópolis; Felix Miranda; Santo Amaro; São Sebastião; Parque Imperial; Parque Rodoviário; Lagoa de Cima; e a UPH Morro do Coco. Excepcionalmente na quarta-feira, não terá vacinação na UBSF de Custodópolis. Nos demais postos segue normalmente. “A vacinação será feita de forma organizada, com as equipes preparadas para acolher cada família. A imunização contra a Covid-19 é segura e tem eficácia comprovada. As crianças têm pouquíssimas reações à vacina e o benefício é muito maior que os riscos”, observa Charbell. Em caso de evento adverso à vacina, o atendimento é feito no ambulatório do CRIE. Após a vacinação das crianças com comorbidades, será a vez das quilombolas, que será feita por meio de agendamento específico pelo Programa de Atendimento aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ). A vacina será aplicada na própria comunidade. A vacinação de crianças sem comorbidades também será em ordem decrescente de idade e de acordo com o quantitativo de vacina que o município receber. O esquema vacinal para crianças de 5 a 11 anos definido pelo Ministério da Saúde prevê duas doses da vacina pediátrica Pfizer com intervalo de oito semanas entre cada uma delas.
Governo começa a pagar o vale-gás nesta terça-feira. Saiba quem tem direito ao benefício!
O governo começa a pagar nesta terça-feira (18) o vale-gás, no valor de R$ 82. Para as famílias em cidades de Minas Gerais e Bahia atingidas pelas chuvas, o benefício já foi pago, em dezembro do ano passado. Nessa fase inicial, 100 mil famílias serão beneficiadas pelo programa. Ao todo, cerca de 5,5 milhões receberão o vale, pago a famílias que fazem parte do Auxílio Brasil. Os pagamentos serão feitos pelo número final do NIS. Nesta terça, começam a receber os beneficiários com NIS encerrado em 1. Em 31 de janeiro, o pagamento será destinado para quem tem NIS terminado em 0. Os cartões e senhas utilizados para saque Auxílio Brasil poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Gás. O beneficiário pode consultar a disponibilidade do benefício pelos aplicativos do Auxílio Brasil, pelo CAIXA Tem ou por meio do telefone 111. Quem tem direito ao benefício? Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550); Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família. A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.