7 de setembro de 2024 21:20
Logo jornal O Milênio

Pequenos negócios precisam ficar atentos com vencimentos de suas obrigações legais

Início de ano e os pequenos negócios precisam se organizar financeiramente para cumprir suas obrigações legais. O Sebrae levantou as principais contribuições fiscais e seus respectivos vencimentos para que os empreendedores fiquem atentos a essas datas. Os adeptos do Simples Nacional que estão com pendências com a Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) têm até o dia 31 de janeiro para regularizar as pendências. Também durante o mês de janeiro, é aberta a oportunidade para quem quiser aderir ao sistema de tributação pela primeira vez. “O não pagamento dos impostos, leva o empresário a ficar com pendências tributárias em seu CNPJ, e futuramente pode trazer prejuízos, tal como a exclusão da empresa do Simples Nacional no próximo ano-calendário. Por isso é importante que as empresas estejam organizadas e cumpram suas obrigações legais”, reforça Juliana Lohmann, a analista do Sebrae Rio. Até 31 de janeiro de 2022Os pequenos negócios que foram excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.Esse também é o último dia para os empreendedores que estão em outros regimes de tributação e querem aderir ao Simples Nacional, pela primeira vez, solicitarem a adesão. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. A tendência é que esse prazo seja prorrogado até o dia 31 de março, mas oficialmente a prorrogação ainda não foi anunciada. Até 31 de março de 2022A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), em regra, deve ser entregue até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional. Em 2021, esse prazo foi prorrogado para 31 de maio de 2021. Até 31 de maio de 2022O MEI deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), relativa ao ano anterior. Boleto mensalO prazo para vencimento do boleto mensal, tanto para os empreendedores vinculados ao Simples Nacional quanto para os Microempreendedores Individuais (MEI), vence todo dia 20 de cada mês. Se cair em feriados ou finais de semana, o vencimento ocorrerá no primeiro dia útil subsequente.Início de atividadePara empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível). Todo o processo de adesão é feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Simples Nacional. Benefícios do SimplesAo optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Fonte: Ascom SEBRAE

Cadela resgatada no Rio Paraíba, em Campos, está disponível para adoção

Está disponível para adoção a cadela que mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros na última segunda-feira (10) durante um resgate no Rio Paraíba do Sul, em Campos. Ela foi resgatada pelos bombeiros enquanto nadava contra a correnteza para se salvar. O desespero do animal foi visto por moradores, que logo acionaram o os bombeiros. O nível do rio estava elevado. Para o resgate, os agentes utilizaram uma embarcação. O cão foi retirado da água próximo ao Cais da Lapa, perto do quartel dos bombeiros. O animal está aos cuidados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade e já tratada. O CCZ fica na Avenida Presidente Vargas, 132 – Parque Pecuária. O número para contato é (22) 98126-5234 .

Mulher é presa por incendiar casa e matar marido após traição em Cabo Frio

Uma mulher de 42 anos, que é suspeita de ter colocado fogo na casa onde estava o marido dela em Cabo Frio, na Região dos Lagos, foi presa nessa quinta-feira (13). O crime aconteceu em 2014 no bairro Palmeiras, e o homem morreu. A mulher foi condenada a 8 anos de prisão e estava foragida. Ela foi presa no bairro Boa Vista, em São Pedro da Aldeia. Segundo a Polícia Civil, a mulher confessou o crime, que teria tido como motivação uma traição por parte do marido, que na época tinha 51 anos. Ela teria visto mensagens de outra mulher, uma suposta amante, no celular do companheiro e ficou furiosa, quebrou o carro do homem e ateou fogo na residência. A mulher foi encaminhada para a 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio e transferida para o presídio.

Cobra é resgatada em quintal de casa em Campos

Uma cobra jiboia adulta foi resgatada nessa quinta-feira (13) pelo Grupamento Ambiental (GAM), em uma árvore no quintal de uma residência, no bairro Vila Manhães, em Campos. A cobra pesa 7 quilos e mede 1,5 metro de comprimento. O animal silvestre estava em boas condições e foi solto na Área de Proteção Permanente (APP).  O coordenador, Ralph Xavier, orienta a população para que, ao identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas acionem o Grupamento Ambiental. “O ideal é que os animais sejam mantidos em local para que os agentes tenham tempo de resgatá-los e devolvê-los à natureza”, explica o coordenador, que também faz um alerta para que as pessoas mantenham uma distância segura, pois animais estressados ou que sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender.  O GAM pode ser acionado através dos telefones 153, (22)98175-0785 ou (22) 98175-0758.  Segundo o GAM, os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, tais como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca. Ainda de acordo com o órgão, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Muitos têm saído em virtude de novas construções próximas às áreas de habitat, mas, esta semana, outro fator também contribuíram para isso: a cheia do Rio Paraíba do Sul.

Rio Paraíba do Sul, em Campos, segue abaixo da cota de transbordo

O rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu a cota de 10,22 metros às 10h15 desta sexta-feira (14), o que significa 18 centímetros abaixo da cota de transbordo. Desde a noite da última quarta-feira (12), o nível do Paraíba baixou 70 centímetros. A tendência é de que a cota continue baixando, em média, entre 2 a 4 centímetros por hora, já que não há expectativa de chuvas significativas na zona de influência hídrica para Campos. O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, diz que a expectativa é positiva, mas órgão seguem em alerta. “Registrar uma cota abaixo do nível de transbordo sinaliza para nós o início de uma situação um pouco mais tranquila. Se a previsão se mantiver, dentro de algum tempo não teremos mais água retornando pelas galerias nas ruas de alguns bairros. Seguimos em alerta, monitorando a situação e dando toda assistência à população, através de um trabalho integrado que vem sendo realizado pela equipe do governo Wladimir Garotinho”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

Energia solar: estabelecimentos comerciais apostam nos serviços da LCA para diminuir conta de luz

Em meio à crise hídrica que impacta o país de diversas formas, é cada vez mais comum a procura para investir em novas formas de gerar energia, sobretudo para garantir segurança e economizar na conta mensal. E uma das matrizes energéticas que mais cresce é a energia solar. No Estado do Rio de Janeiro, centenas de estabelecimentos comerciais fizeram instalações de placas solares através dos serviços da empresa LCA Soluções em Energia, que é referência na área. Através da utilização de energia solar, é possível diminuir a conta de luz em até 95%. Entre os estabelecimentos que investiram nos serviços da LCA, estão supermercados, cerâmicas, drogarias, frigoríficos, padarias, lanchonetes, sorveterias e outros. Esses locais consomem uma grande quantidade de energia, e por isso, a conta de luz vem alta. Com o custo elevado, os empresários decidiram procurar a LCA, já que a empresa trabalha com os melhores tipos de placas solares e apresenta as melhores taxas do mercado de energia solar na região. Além de estar presente no meio empresarial, a LCA também é bem procurada por clientes que moram em casas e condomínios. Para produzir energia solar, é necessário instalar um sistema fotovoltaico composto por painéis solares. Porém, é necessário que esse serviço seja feito por uma empresa especializada para que o objetivo seja alcançado. No caso da LCA, os funcionários vão até os imóveis e fazem um estudo antes de realizar a instalação. Eles levam em conta fatores como: área disponível, posicionamento das placas solares, tamanho e peso dos painéis, localização do inversor solar e aterramento do sistema fotovoltaico. Todos detalhes fazem a diferença para que o trabalho seja bem feito. Os interessados em contar com os serviços da empresa, podem entrar em contato com os números (22) 99744-4644 ou (22) 2030-6144. Para conhecer melhor o trabalho do grupo, os clientes também podem entrar no site da empresa, clicando neste link. A LCA tem sede na Avenida Lourival Martins Beda, nº 1339, no Parque Imperial, em Campos.

Prefeitura de Búzios anuncia cancelamento do carnaval

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, decidiu cancelar o carnaval 2022 no município. De acordo com a publicação do decreto, fica proibida a realização de quaisquer eventos carnavalescos em espaços abertos ou fechados, tais como bailes de carnaval; blocos e agremiações; carnavais de rua e eventos privados de qualquer espécie. Segundo o decreto, fica permitida a realização de festas, eventos, shows ou similares, desde que para seu acesso e permanência haja prévia comprovação das duas doses da vacinação contra o Covid-19 e apresentação de teste do tipo RT-PCR negativo para Sars-CoV-2 realizado em até 72h ou de teste de antígeno realizado em até 48h antes do evento. Torna-se obrigatório o uso de máscaras de proteção facial no Município de Armação dos Búzios, inclusive em ambientes abertos. De acordo com o gestor, a decisão foi baseada nos dados epidemiológicos do município, e que suas ações são baseadas no conhecimento científico e no diálogo com a população, sendo necessário ter prudência neste momento. “A aglomeração hoje está fora de cogitação: peço a você que tenha cuidado, faça a sua parte, mantenha o distanciamento necessário com toda a cautela para passar este momento de alta do Covid-19 e também da gripe Influenza”, pediu o prefeito.

plugins premium WordPress