Um mês para o Enem 2021: o que fazer na reta final para se preparar para as provas

Falta apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A aproximação das provas pode gerar certo nervosismo até mesmo para o mais estudioso dos participantes.

O jornal O Milênio apresenta nesta quinta-feira (21) algumas dicas recomendadas por especialistas na preparação para o exame. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, e são esperados mais de 3 milhões de estudantes para esta primeira aplicação do Enem 2021.

Leia o Edital

O edital traz todas as regras para a realização do Enem, os horários detalhados de cada etapa, as particularidades das provas, a maneira como funcionam os locais de aplicação do exame, a responsabilidade dos colaboradores que atuam para que tudo funcione da melhor maneira possível, os direitos e deveres do participante e o que esperar após a avaliação. 

Parece bobeira reforçar isso faltando um mês para as provas, mas tem muita gente que não lê o edital e acaba se surpreendendo na hora do exame. Já ouviu falar em eliminação por levar caneta com tinta que não seja preta? Tirar folha de caderno para rascunho e ser surpreendido pelo fiscal de sala? Erros aparentemente simples podem ser o fim do Enem para quem não procura conhecer as regras.

Saiba como é a prova

Falando em evitar surpresas, que tal conhecer o exame? Baixe as provas dos anos anteriores do Enem e veja a distribuição das disciplinas nos cadernos de questões, a maneira como cada texto ou material gráfico dá suporte aos enunciados que aparecem em seguida, de que forma é a proposta de redação e quais os textos de apoio (que podem também ser imagens, mapas, gráficos). 

Entenda como é a redação do Enem

1º dia de provas: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, uma Redação e mais 45 perguntas objetivas sobre Ciências Humanas. 

2º dia de provas: 45 perguntas objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

A redação é a única parte discursiva da prova que será corrigida pelos avaliadores. O restante das provas terá leitura óptica, já que é o cartão-resposta traz apenas os espaços para que sejam marcadas as respostas corretas das questões objetivas. Por isso, não rasure!

Faça simulados

Você está estudando há um tempo, acompanhando as aulas e materiais sobre o Enem. Agora, que tal colocar em prática os seus conhecimentos com questões reais do exame? Alguns simulados gratuitos e digitais ficam disponíveis na internet. Através deles, é possível realizar questões reais de edições anteriores do Enem. Você treina de forma realista e fica por dentro da sua pontuação e de quanto tempo levou para responder as questões.

Tire um tempo para você

Sabemos que o Enem é importante para milhões de estudantes que têm o desejo de fazer um curso superior. No entanto, não só de estudo vive a preparação para uma maratona de provas. Ter momentos de descanso é fundamental para a recuperação da mente e do corpo.

Você sabia que exercícios físicos melhoram o desempenho no Enem? Faça alguma atividade física pelo menos três vezes na semana, cuide da alimentação e durma de sete a oito horas por dia. Uma boa noite de sono auxilia na fixação do que foi aprendido, por exemplo. 

Separe também momentos para o lazer, busque atividades que façam bem para você e lhe tragam a sensação de recompensa pelo esforço semanal nos estudos. Equilíbrio é importante para uma trajetória de sucesso!

Redação Administrator
O Milênio

Comentários