Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio promove Congresso Estadual de Jornalistas no próximo sábado

No próximo sábado (4) o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, vai realizar das 9h às 19h, o Congresso Estadual de Jornalistas, tendo como tema principal “Os Desafios da produção jornalísticas: das mudanças tecnológicas às formas de financiamento”. Devido à pandemia, o evento será virtual.

Na ocasião, será comemorado os 68 anos de fundação do Sindicato e redigida a Carta do Estado do Rio de Janeiro. O Sindicato foi fundado no dia 6 de Maio de 1954. O Encontro aprovará propostas e teses para o Congresso Nacional de Jornalistas, que este ano, será realizado , no Rio de Janeiro, também virtualmente, pela Federação Nacional de Jornalistas.

O Congresso vai reunir jornalistas de todo o Estado do Rio de Janeiro, que trabalham em jornais, revistas, TVs, rádios, Mídias Sociais, empresas de assessoria de Imprensa, profissionais das empresas privadas e instituições públicas, estudantes e professores de Comunicação, jornalistas aposentados e desempregados, etc. As inscrições podem ser feitas através do site: http://sindicatojornalistasrj.org.br/ e do e-mail: jornalistasfluminenses@gmail.com. Informações- 99756-7379 – Sindicato: 27222144 –995625300

Programação sujeita a mudanças:
9 h – Abertura: Representantes da Fenaj; ABI; PMN; Comitê pela Democratização da Comunicação da ALERJ; Associação Sul Fluminense de Jornalistas e Associação Campista de Imprensa.
10h – Palestra da presidente da Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj, Maria José Braga.
11h – Painel – “O Momento atual do Jornalismo no País – Fake news, fim do diploma e ameaças e agressões diárias”.
12.30h – Almoço.
14h – Mesa: “O desmonte do Meio Ambiente e o Jornalismo”.
14h30min – Plenária; Apresentação das teses e propostas para a Fenaj; Apresentação de propostas dos participantes para o Sindicato; Escolha de Delegados; Debate; Apresentação e leitura da Carta do Estado do Rio de Janeiro.
19h – Encerramento.