Shoppings de Campos podem reabrir a partir do dia 20

Crianças com menos de seis anos e idosos não poderão entrar nos shoppings

Foto: Supcom

A partir do dia 20 de julho, Campos vai iniciar a abertura de novas atividades econômicas e sociais. Segundo novo decreto publicado nesta quinta-feira (16), o município continua na fase amarela, mas com algumas alterações. Desta vez, shoppings e galerias podem voltar a funcionar, mas com restrições.

A nova lei determina que shoppings e galerias devem cumprir o protocolo de segurança biológica, com as medidas de proteção definidas pela Vigilância em Saúde. O funcionamento será de segunda a sábado das 12h às 22h. Não está autorizada a abertura de shoppings aos domingos e feriados, assim não está liberado o funcionamento da praça de alimentação, área de recreação e a entrada de menores de seis anos e maiores de 60 anos. O comércio de rua sofreu alteração no funcionamento e estará autorizado a funcionar também aos sábados. Os permissionários ambulantes, que têm autorização da Postura, também vão poder atuar desde que observadas as regras de higienização e distanciamento.

– Os shoppings e galerias já apresentaram seus planos e poderão funcionar com as novas regras divulgadas. Em Campos, o Gabinete de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus vem realizando reuniões diárias para avaliar a situação do Município, sendo possível a realização de novos avanços. O monitoramento da evolução da epidemia Covid-19 é feito com a avaliação de dois indicadores destinados a mensurar a propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. É muito importante que todos cumpram com as medidas de prevenção, usando máscaras, álcool gel para que possamos achatar a curva da doença – destacou o subsecretário Geral de Governo, Fábio Bastos.

O novo decreto traz ainda a liberação do acesso à Serra do Itaoca, para a prática esportiva, às segundas, terças e quartas-feiras, com o limite de acesso de 35 pessoas por vez. O controle será realizado com emissão de senhas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA). O uso de praças, ruas, avenidas, clubes e academias a céu aberto, para a atividade física acompanhada por profissional de educação física, com limite de até 5 alunos, também passa a ser liberado. Não será permitido o uso de equipamentos coletivos. Também fica permitida a prática de atividades esportivas em quadras, a céu aberto, inclusive em clubes e academias, com o limite de 4 (quatro) pessoas, mantidas as regras de distanciamento e higienização previstas neste plano.

Os Centros de Formação de Condutores poderão funcionar de 8h às 20h, de segunda à sexta e, além dos cursos e treinamentos obrigatórios nos segmentos offshore, portuário e de construção civil, ficam liberados os de vigilância e segurança, bem como os cursos obrigatórios do CONTRAN.

A prefeitura atribui a flexibilização do decreto a permanência do município na fase amarela por 3 semanas consecutivas. As novas medidas, que estarão em vigor até o dia 26, quando passarão por uma nova avaliação, serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública com Guarda, Postura, Vigilância Sanitária Municipal e IMTT.

Redação
Redação Administrator
O Milênio

Comentários