Sem kits, Laboratório de Diagnóstico da Covid-19 é desativado em Campos

Cerca de 100 testes de Covid-19 eram feitos por dia no laboratório

Laboratório desativado - Foto: Divulgação

O Laboratório de Diagnóstico da Covid-19, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a Prefeitura de Campos, foi desativado devido à falta de kits para a realização dos exames para diagnosticar possíveis novos casos da doença.

A unidade, que foi instalada em um espaço do Hospital Geral de Guarus (HGG), atendeu pacientes do Norte e Noroeste Fluminense durante três meses oferecendo testes. A Uenf informou que está buscando parcerias junto à sociedade para que o laboratório volte a realizar exames. Segundo o reitor da universidade, Raul Palácio, a Uenf vem buscando um diálogo com os políticos representantes da região desde o fim do mês de julho, quando começaram a faltar os kits de extração.

De acordo com os responsáveis pelo laboratório, eram realizados até 100 exames diários no laboratório. Com as análises sendo feitas no HGG, os resultados saem em até 48 horas e permitem uma verificação real da situação da doença na região. A prefeitura não se posicionou sobre a falta de kits na unidade.

O reitor da Uenf afirmou ainda que esse processo beneficia toda a população e facilita a implantação das políticas públicas de combate a Covid-19. “A partir do momento em que sabemos o resultado em um tempo reduzido, podemos verificar a incidência da doença e adotar políticas públicas que permitam um controle com uma maior precisão”, afirmou Raul Palacio.

Redação
Redação Administrator
O Milênio