Segunda dose da AstraZeneca volta a ser aplicada a partir desta quarta-feira em Campos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos volta a aplicar a 2ª dose da vacina AstraZeneca, a partir desta quarta-feira (3). A vacinação acontece em 16 postos, das 9h às 22h, e o atendimento é através de senha. Nos locais também serão aplicadas as doses de reforço dos demais imunizantes e também a primeira dose para as pessoas acima de 12 anos que assim desejarem.

Estão aptos para receberem a 2ª dose da AstraZeneca todas as pessoas que tomaram a 1ª dose até o dia 27 de junho. Já a CoronaVac é para quem recebeu a 1ª dose até 11 de julho e da Pfizer é para quem tomou a 1ª até o dia 04 de junho. Os adolescentes, de 12 a 17 anos que receberam a Pfizer, devem respeitar o intervalo de 2 meses.

O primeiro reforço (3ª dose) será aplicado para quem tem 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), desde que tenham tomado a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca ou Janssen como dose de reforço, independente do imunizante usado no esquema primário.

Os adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos com o esquema primário de duas doses completo também podem receber a dose adicional (3ª dose), desde que respeitado o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

O segundo reforço (4ª dose) é para todas as pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os profissionais de saúde que receberam a terceira dose há quatro meses ou mais. As pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional) também continuam sendo vacinadas com a 4ª dose.

São consideradas imunossupressão aptas para receber a 4ª dose: imunodeficiências primárias graves; pacientes em hemodiálise; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de célula tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIUDS; em uso de corticoides em doses menor 20mg/doía de prednisona ou equivalente por menos de 14 dias; uso de drogas modificadas da resposta imune e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas e auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

O município também segue aplicando o reforço da Janssen. As pessoas com idade entre 18 e 39 anos de idade que receberam a dose única da Janssen devem completar o esquema vacinal com três doses. O primeiro reforço, que deve ser feito com o mesmo imunizante e com intervalo de dois meses ou mais em relação à dose inicial. Já o segundo reforço, cuja recomendação do Ministério da Saúde é que seja feito com as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem respeitar intervalo de quatro meses.

Pessoas com 40 anos ou mais que precisam tomar quatro doses, ou seja, a dose única, um primeiro reforço dois meses depois da primeira dose, o segundo reforço (3ª dose) e o terceiro reforço (4ª dose) com quatro meses entre cada dose. Nesse caso, também são usados imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac. As pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante também precisam dar sequência à imunização, respeitando o intervalo de quatro meses.

Para quem vai tomar a primeira dose deve apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência. No caso de gestantes, também o cartão pré-natal e declaração médica. Já para receber a segunda, terceira ou quarta dose, precisa ainda da caderneta ou cartão de vacina contra a Covid-19. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria.

POSTO EXCLUSIVO PARA APLICADA DA 1ª A 4ª DOSE PARA IDOSOS 60 ANOS OU MAIS – 9h às 15h

AUTOMÓVEL CLUBE

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN– 9H ÀS 15H

CAMPOS SHOPPING

CLUBE DA TERCEIRA IDADE

DRIVE-THRU DA UENF

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)

QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA

UBS DE TOCOS

UBSF DORES DE MACABU

UBSF SÃO SEBASTIÃO (9h às 13h)

VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac) e 1º REFORÇO DA JANSSEN – 9H às 16H

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca,CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN -16H ÀS 22H

UPH SALDANHA MARINHO

UPH FAROL DE SÃO TOMÉ

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 18H ÀS 22H

UPH URURAÍ

UPH TRAVESSÃO