São João da Barra se prepara para o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais

Foto de uma sala de aula #PraCegoVer

São João da Barra está se preparando para o retorno das aulas presenciais na rede municipal para alunos do 6º ao 9º ano. A volta às salas de aula ainda não tem data marcada e será opcional. Os alunos que preferirem poderão encerrar o ano letivo no formato online, via plataforma pedagógica, como está sendo feito desde o início da pandemia da Covid-19. 

O município possui 38 unidades escolares com 9,1 mil alunos matriculados este ano. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, o retorno vai acontecer em unidades polos, que contarão com todas as adequações necessárias para o cumprimento das medidas sanitárias. Das 12 unidades com turmas do 6º ao 9º ano, num total de 2,4 mil alunos, inicialmente serão reabertas sete escolas que possuem estrutura maior para receber alunos, professores e funcionários.

A escolha das primeiras unidades levou em conta a estrutura dos prédios, que contam com salas de aulas maiores, possibilitando o distanciamento entre os alunos. O secretário afirma que o plano de reabertura será gradual, levando sempre em conta as medidas preventivas contra a Covid-19, até que todas as 38 unidades escolares voltem a funcionar normalmente.

— Estamos trabalhando para garantir que nossos alunos e funcionários voltem às aulas com segurança. A Secretaria estudou a viabilidade de cada unidade para elaborar o plano de retorno dos alunos, expandindo também o atendimento do transporte escolar — explica Damasceno.