Rádio Roquette-Pinto aposta na valorização cultural dos músicos do interior do RJ

A Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM) vai ampliar a proposta de dar mais visibilidade aos artistas do interior do Rio de Janeiro. A partir desta semana, as músicas selecionadas no quadro “Talentos do Interior”, do programa Giro RJ, passam a integrar a programação musical fixa da rádio.

A iniciativa segue a diretriz da atual gestão da Roquette-Pinto de valorização da cultura e talentos de todo o Estado do Rio.

– O Giro RJ vai além de valorizar as ações desenvolvidas nos 92 municípios do nosso estado. Ele abre as portas para aqueles que não seriam ouvidos em outros espaços e a Roquette-Pinto quer mostrar que dá oportunidade a todas as vozes, principalmente as relacionadas à nossa cultura – disse o presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide.

– Agora com o Giro RJ a gente amplia nossa busca por novos artistas em todo o Estado do Rio de Janeiro porque tem muita gente boa por aí, e estamos atrás deles – reforça Toni Platão, diretor artístico da rádio.

No formato atual, a música escolhida pelo público ao longo da semana pelas redes sociais da Roquette-Pinto (@radioroquette) já é executada na sexta-feira durante a abertura e no encerramento do programa.  Agora, será feita uma nova seleção: o vencedor de cada semana participa de uma nova disputa para definir quem terá a oportunidade de ter a música na programação da rádio.

Para a apresentadora do programa, a jornalista Gabriela Hilário, a iniciativa vai contribuir ainda mais para a visibilidade profissional dos músicos do interior do Rio:

– É muito gratificante saber que estamos ajudando a realizar os sonhos das pessoas. A cultura foi muito afetada durante a pandemia e essa é mais uma oportunidade para a classe artística se reestruturar – pontuou Gabriela.

Como participar

Toda semana, uma região do estado é indicada para participar do “Talentos do Interior” do programa Giro RJ: Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde. O público vota, por meio das redes sociais da Roquette-Pinto, nos músicos da região indicada. Na sexta, o vencedor semanal com mais votos, entre outros critérios a serem seguidos, tem a música tocada no programa. Entre os critérios, é necessário estar seguindo a página da rádio e o artista ter enviado a música anteriormente para o e-mail musicagirorj@gmail.com.

Ao fim de quatro edições do “Talentos do Interior”, haverá uma nova votação com os últimos vencedores para que seja escolhida a música para integrar o casting da rádio. A votação será em três etapas:  participação do público (o mais votado pelas redes sociais), do diretor musical da rádio e de um artista convidado.

 – Com esta variedade, teremos a possibilidade de conhecermos músicas em vários estilos. É importante ressaltar que as músicas devem ser enviadas no formato mp3 e possuir alta qualidade (compressão entre 160 e 320 kbps) – disse Ivan Bala, diretor de programação da rádio.

Sobre o programa Giro RJ

O programa matutino Giro RJ é uma iniciativa da rádio Roquette-Pinto (94,1 FM), com apoio da Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado, e tem noticiário voltado exclusivamente sobre o interior do estado.

– Apostamos no Giro RJ como um dos principais meios de divulgação das ações realizadas pelo governo do estado no interior fluminense e temos tido ótimos resultados. Hoje, o programa é o segundo de maior audiência na Rádio Roquette-Pinto, levando notícias importantes para informar a população sobre tudo o que acontece em todas as regiões. Além disso, abrir espaço para talentosos músicos mostra o quanto o governo se preocupa com a valorização da cultura, principalmente neste momento de retomada econômica após a pandemia da Covid-19 – afirmou o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.

A atração jornalística vai ao ar diariamente de segunda à sexta-feira, entre 8h e 9h. A Roquette-Pinto é uma rádio pública, que tem abrangência estadual pelo dial 94,1 FM e plataformas on-line, como o site e o aplicativo da emissora.