Prorrogadas campanhas contra Poliomielite, Sarampo e Multivacinação em Campos

Por meio do ofício 110 recebido nessa quinta-feira (5), a Secretaria Estadual de Saúde recomendou a todas as secretarias Municipais de Saúde a prorrogação em Campos das Campanhas de Vacinação contra Poliomielite, Sarampo e de Multivacinação. A prorrogação estende até o dia 27 deste mês a imunização de crianças, adolescentes e adultos. A Vigilância epidemiológica do município já vinha realizando a aplicação de doses para a adequação do calendário vacinal e volta a oferecer as doses extras das vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação e da Campanha Estadual de Imunização contra o Sarampo.

Em todo o município são mais de 30 salas de vacinação atendendo a população. O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde destaca que o objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e menores de 15 anos. Também são ofertadas vacinas para adultos e idosos, como é o caso da dose extra contra o sarampo e Influenza. 

Para ser vacinado, é necessário apresentar a carteira de vacinação (obrigatória para crianças e adolescentes) e um documento com foto em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Cidade da Criança, além das Unidades Pré-hospitalares (UPH) de Travessão, São José e Santo Eduardo. O atendimento nas unidades acontece por livre demanda. Somente na Cidade da Criança está sendo  necessário agendamento através do telefone (22) 98179-3393. 

Doze tipos de vacina para crianças – O Departamento de Vigilância Epidemiológica disponibiliza para crianças 12 vacinas no total. São elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela. 

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa (se gestante), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.

Os profissionais que atuam nas salas de vacinação seguem todos os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), como o distanciamento social, higienização correta das mãos, o uso de máscara e de álcool gel 70%.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários