Prefeitura de Campos cria Abrigo Noturno de Inverno para pessoas em situação de rua

Os acolhidos recebem kit de higiene pessoal, colchonete, cobertor, banheiros feminino e masculino, além de orientações.

Foto: Antônio Cruz

“É muito bom sair da rua e ter um lugar mais quentinho pra dormir. Ontem fez muito frio na rua e tinha muita formiga. A Prefeitura nos pegou de ônibus hoje trouxe para um local seguro para ficar”. O comentário de Salomão Santos da Fonseca, 49 anos de idade, vivendo há 20 anos em situação de rua, é de alívio. Isso porque a Prefeitura de Campos implantou, na noite desta nesta quarta-feira (17), um projeto de acolhimento a pessoas em situações de rua: o Abrigo Noturno de Inverno, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).

De acordo com o secretário da pasta, Marcão Gomes, o Abrigo Noturno, localizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), visa ofertar acolhimento provisório para esse público, das 18h às 6h, durante a estação mais fria do ano, garantindo um atendimento humanizado. “Trata-se de uma ação do governo Rafael Diniz, esse não é um serviço tipificado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas mostra a sensibilidade e preocupação do nosso prefeito em garantir que as pessoas em situação de rua não sofram com as baixas temperaturas nessa época do ano”, disse o secretário.

Marcão explicou a logística do novo projeto, que conta com apoio da Guarda Civil Municipal, e afirmou que os técnicos do Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) continuarão realizando abordagens sociais diariamente e convidarão os usuários para pernoitar no acolhimento noturno.

José Alexandre de Oliveira agradeceu a iniciativa . “Não esperava por essa surpresa. Que vocês continuem fazendo o bem e o melhor pra gente. Vocês sabem amar as outras pessoas, e isso faz a diferença na nossa vida. Muito obrigado”, comentou.

Os acolhidos recebem kit de higiene pessoal, colchonete, cobertor, banheiros feminino e masculino, orientação, tanto na área social quanto em áreas como saúde e Trabalho e Renda.

Redação
Redação Administrator
O Milênio