Por falta da Pfizer, Campos suspende vacinação de adolescentes

A foto mostra uma profissional de saúde segurando um frasco da vacina Pfizer #Pracegover - Foto: César Ferreira

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos precisou suspender o calendário por idade de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes e a aplicação da segunda dose de Pfizer. O motivo é a falta do imunizante, uma vez que esse grupo só pode receber essa vacina, conforme nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde.

O município, que já vacinou 91,45% da população adulta com a primeira dose e 46,86% com o esquema vacinal completo com duas doses ou dose única, irá manter, para esta quinta-feira (26) e sexta-feira feira (27), a aplicação da segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac, além das repescagens diurna e noturna, devendo a população ficar atenta para as mudanças nos postos de imunização.

“Infelizmente não recebemos a quantidade de doses esperada na última remessa. Sendo assim, optamos por suspender a vacina de adolescentes e a segunda dose de Pfizer até que a Secretaria de Estado de Saúde envie novo lote do imunizante”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.  

Na última segunda-feira (23), o município recebeu somente 5.298 doses da Pfizer. A interrupção do fluxo semanal de entrega de vacinas por parte do Ministério da Saúde impediu a manutenção do calendário municipal para os próximos dias. “A adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19 em Campos é muito boa, entretanto a aceleração ou não da imunização está sempre condicionada ao quantitativo de vacina que recebemos, já que não há autonomia para compra”, completou o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro. 

O cronograma de vacinação dos adolescentes e da segunda dose de Pfizer será retomado assim que o Governo do Estado enviar nova remessa do imunizante em quantidade suficiente para o município. Até esta terça-feira (24), Campos já havia aplicado 464.940 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 309.108 de primeira dose e 145.182 de segunda dose. Outras 10.650 doses única de Janssen. Desses vacinados, 304.082 (91,45%) fazem parte da população adulta que receberam pelo menos uma dose da vacina. Já receberam a segunda dose ou dose única 155.832, ou seja, 46,86% estão com o esquema vacinal completo.