A Polícia Civil terá novo concurso para 414 vagas. O governador Cláudio Castro autorizou a seleção para delegado (85), perito criminal (76), perito legista (251) e piloto policial (2) nesta terça-feira (8). Os concursos serão realizados para reposição de cargos que ficaram vagos.
Segundo o governo, na atual gestão, já foram abertas mais de 3.200 vagas para sete cargos na Polícia Civil, que estava há 10 anos sem a realização de concurso.
— Somos uma gestão que na história do Rio de Janeiro mais valorizou a Polícia Civil — disse Cláudio Castro durante anúncio do concurso.
Confira se você está apto
Os cargos são abertos a ambos os gêneros. Para as pessoas interessadas checarem se estão aptas a concorrer aos postos, o EXTRA consultou a professora Luana Davico, do Gran Cursos Online. Veja os requisitos para as funções:
- Delegado: diploma de bacharelado em Direito.
- Perito criminal: diploma de curso superior em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Química, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Economia, Ciências Contábeis ou Agronomia. Mas é possível abrir vagas apenas para algumas especialidades. No último concurso, as oportunidades foram para as três primeiras áreas.
- Piloto policial: nível superior mais carta de piloto comercial expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
- Perito legista: diploma de curso superior em Odontologia, Bioquímica, Farmácia e Medicina. No último edital, porém, houve vagas apenas para médicos.
Edital até outubro
De acordo com a professora Luana Davico, o edital do concurso deve sair até outubro.
O curso Degrau Cultural explica que o próximo passo da organização da seleção é definir a banca. “Em 2021, o Cebraspe ficou à frente da seleção para delegado. Já a FGV foi a contratada para organizar o certame para seis cargos: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito criminal e perito legista”, lembrou o preparatório. O cargo de piloto policial não foi contemplado no concurso de 2021.
Os candidatos aos cargos disponíveis devem fazer, no segundo semestre deste ano, prova objetiva e teste de capacidade física.
Fonte: Extra