Ouriço-cacheiro invade casa e assusta moradores em São Francisco

O animal foi capturado no quintal da residência na tarde desta quarta-feira (14)

O animal foi solto no habitat natural - Foto: Ascom SFI

Um ouriço-cacheiro assustou moradores de uma casa localizada na Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, na tarde desta quarta-feira (14). O bicho invadiu a residência, mas ninguém foi ferido.

O animal foi resgatado por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema-DC). “Um morador do bairro relatou que estava com um ouriço-cacheiro em seu quintal. Imediatamente, a equipe da Sema-DC esteve no local. O analista ambiental Douglas Ferreira realizou a captura e soltura do ouriço-cacheiro nas proximidades da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG)”, disse a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Recomendações – A Sema-DC orienta os moradores do município para não se aproximar e nem tentar resgatar animais silvestres por contra própria. “Além de ligar para o Canal Verde (9.8161-6713), a fim de que a nossa equipe promova o resgate com toda a segurança. É importante ainda não alimentar, maltratar ou matar o animal, colaborando assim para a conservação da fauna silvestre”, finalizou a secretária.

Ouriço-cacheiro

Esse pequeno animal normalmente tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, leva consigo alguns espinhos, que já estes se encontram soltos, contrariando a crença de que o ouriço arremessa os espinhos.

Redação
Redação Administrator
O Milênio