Empresa Disque Óleo explica como armazenar e descartar óleo de cozinha usado

Muitas pessoas sabem que o óleo de cozinha é reciclável, mas ainda restam muitas dúvidas: como descartá-lo, por que não podemos jogá-lo na pia ou nos bueiros? O que podemos fazer com o óleo usado e como armazená-lo? Para tirar essas dúvidas, a empresa Disque Óleo, que é referência na coleta do óleo utilizado no Estado do Rio de Janeiro, explica como é possível fazer essas atividades sem causar prejuízos ambientais.

Todos os tipos de óleos não podem ser descartados em pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamenteo o encanamento da casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. A empresa explica que o descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa de gordura. Quando isso ocorre, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la, além de realizar o mesmo processo no encanamento. A outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para um rio ou mesmo o mar.

Quando o produto chega no rio ou no mar, o impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio, o que provoca a morte da fauna aquática.

O diretor da Disque Óleo, Guilherme Joaquim, explica o que as pessoas podem fazer com o óleo para que esse produto não provoque mortes de animais. “Após utilizar o óleo de fritura, a pessoa pode armazená-lo em uma garrafa PET. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher algumas garrafas PETs, procure nossa empresa para que a gente faça o descarte correto do óleo e para que ele seja reaproveitado de uma forma sustentável. Em troca da entrega do óleo para nossa empresa, ainda oferecemos materiais de limpeza como recompensa para os moradores”, explicou.

Todo o material coletado pela Disque Óleo é revertido na fabricação de sabão. O óleo de cozinha também pode ser aproveitado na indústria de ração, asfalto, empresas da construção civil. As equipes que fazem a manutenção dos pontos de coleta são devidamente cadastradas e identificadas pela empresa e seguem todo o protocolo de segurança contra a Covid-19, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para pedir o serviço da empresa ou para obter mais informações, o interessado pode entrar em contato com os seguintes números: (22) 99991-9053 ou (22) 99743-8698. Cabe destacar que a empresa faz coleta em quantidades a partir de 7 litros em residências.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here