Patrulha Rural: novo programa da PM é lançado no Norte Fluminense

O novo programa de segurança pública “Patrulha Rural – Protetores do Campo” foi lançado nesta semana na Praça Três Poderes, no Centro do município de São Francisco de Itabapoana. O objetivo programa é reforçar a segurança no meio rural, através de uma rede de proteção integrando os batalhões que atendem as áreas do interior do Estado do Rio de Janeiro, grandes e pequenos proprietários rurais e a população local.

Além de coibir furtos e outras atividades ilícitas no campo, as equipes da Patrulha Rural atuarão também em ocorrências relacionadas a violência doméstica, homicídios, entre outras. Concebido com base no conceito de polícia de proximidade, o programa Patrulha Rural foi criado a partir da necessidade de reforçar a segurança no meio rural, onde o setor de agronegócio vem registrando casos crescentes de furtos de animais e equipamentos utilizados no processo produtivo, criando um clima de insegurança entre os produtores e impactando a economia local.

Em São Francisco de Itabapoana, o programa passa a ser capitaneado pelo 8º BPM (Campos). Capacitados por especialistas da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da SEPM, as equipes do Patrulha Rural atuarão de forma preventiva em ações de monitoramento, por meio de uma rede de comunicação eficiente e permanente para garantir a agilidade no atendimento às ocorrências. Dessa forma, também se torna possível o planejamento estratégico das ações que se tornarem necessárias na prevenção a esta modalidade de ação criminosa. Cada propriedade cadastrada terá um código de identificação exclusivo, que será exibido em uma placa na entrada da propriedade. O programa também inclui a distribuição de uma cartilha contendo informações de segurança. O sistema de monitoramento constante permitirá o acompanhamento e avaliação do programa, visando sempre a redução dos delitos, através de comparativos entre os períodos decorridos. A região Norte Fluminense foi escolhida como projeto-piloto do novo programa por registrar o maior número de furtos no interior de propriedades rurais, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). Durante o ano passado, a região Norte e Noroeste do estado, sob responsabilidade do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) registrou 53,44% das ocorrências de furtos no interior de propriedades rurais. Seguindo diretrizes de um planejamento técnico, o programa Patrulha Rural – Protetores do Campo será estendido a outras regiões do interior do estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here