Parceria entre a Disque Óleo e cooperativa de Campos traz benefícios para o meio ambiente

Duas importantes instituições de Campos se uniram em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. A empresa Disque Óleo, que é pioneira na coleta de óleo de cozinha no município, fez uma parceria com a cooperativa Cata Sol, que foi criada há seis anos e trabalha na coleta e triagem de materiais recicláveis.

Um ponto de coleta de óleo foi instalado na sede da Cata Sol, que fica localizada na BR-356, no Parque Aldeia. Com isso, moradores da região e de bairros vizinhos podem descartar o óleo utilizado na cooperativa, onde um galão de 100 litros foi disponibilizado para a arrecadação. O produto vai ser entregue para a Disque Óleo, que repassará o material para a indústria para que ele seja reutilizado na fabricação de sabão.

A parceria vai ajudar diretamente o meio ambiente já que um dos objetivos é facilitar o descarte, e como muitos moradores ainda não têm muito espaço em casa para armazenar o óleo, eles poderão entregar o produto na cooperativa. O diretor da Disque Óleo comentou sobre a parceria. “Como a Cata Sol já trabalha com reciclagem de lixo, decidimos nos unir para juntar o útil ao agradável. Agora eles também vão armazenar o óleo de cozinha para repassar para nossa empresa. Depois que fizermos a coleta, faremos que o óleo seja transformado em produtos que são úteis para a sociedade. Com isso, o meio ambiente não sofre e todos saem ganhando”, explicou.

A presidente da Cata Sol também destacou a importância da parceria. “O meio ambiente agradece quando fazemos ações que sejam benéficas a qualquer tipo de sustentabilidade. Além de ajudarmos a reciclar materiais que podem ser reaproveitados, também ganhamos uma contribuição financeira da Disque Óleo pela arrecadação do óleo. Isso é muito importante para a nossa cooperativa já que também beneficia os catadores que trabalham intensamente para garantirem o sustento”, disse.

Cabe destacar que qualquer instituição pode ter um galão da Disque Óleo para fazer a arrecadação do material. Em troca do recebimento do óleo utilizado, a empresa também cede produtos de limpeza para os clientes. Para pedir o serviço da empresa ou para obter mais informações, o interessado pode entrar em contato com os seguintes números: (22) 99991-9053 ou (22) 99743-8698. O grupo atende em Campos e nos municípios vizinhos.

Problemas causados pelo descarte inadequado do óleo

Todos os tipos de óleos não podem ser descartados em pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamenteo o encanamento da casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. A empresa explica que o descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa de gordura. Quando isso ocorre, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la, além de realizar o mesmo processo no encanamento. A outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para um rio ou mesmo o mar.

Quando o produto chega no rio ou no mar, o impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio, o que provoca a morte da fauna aquática.

Galão da Disque Óleo na sede da cooperativa Cata Sol
Lixo coletado pela cooperativa Cata Sol

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here