Municípios do Rio começam a receber mais vacinas contra a Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou nesta segunda-feira (25) a distribuição da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. As vacinas estão saindo da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, na Região Metropolitana.

De acordo com a SES, serão disponibilizadas 176.220 doses aos municípios. “Cerca de 4,8% das 185 mil doses destinadas ao estado ficarão sob a guarda da Secretaria de Estado de Saúde, como reserva estratégica, guardadas na Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA)”, informou a secretaria que completou explicando o motivo da decisão. “A SES-RJ, de forma responsável e transparente, informa que fez essa opção de manter uma reserva estratégica mínima para atender aos municípios em casos de eventuais perdas de doses durante a aplicação e realizar as devidas correções tão logo os municípios enviem informações”, concluiu.

Para transportar os imunizantes estão sendo utilizados cinco helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e outros dois do governo do Estado. As aeronaves estão levando as doses para 88 cidades das regiões Norte, Noroeste, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Costa Verde, Centro Sul e Metropolitana I. Para os municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá as vacinas estão sendo levadas por caminhões. O estado segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde e as vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme indicou o ministério nos informes técnicos recebidos pela SES.

Comentários