Um morador de São Francisco de Itabapoana morreu infectado por dengue neste final de semana. Rones Pereira da Silva, de 33 anos, foi internado no Hospital Manoel Carola na última quinta-feira (6) e foi transferido para o Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há suspeita de que a vítima tenha contraído a dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença que costuma causar diversos problemas de saúde para os pacientes infectados. O corpo de Rones foi enterrado em um clima de comoção. A morte causou lamentações de amigos nas redes sociais.
Como identificar a dengue?
Dores de cabeça, febre alta, moleza no corpo e manchas na pele. Se você está sentindo algum desses sintomas, pode estar com dengue. Os sinais da doença se manifestam a partir do terceiro dia após a picada do mosquito e duram, em média, de cinco a seis dias. Existem duas variações da dengue, a clássica e a hemorrágica. Os sintomas vão variar de acordo com o tipo de vírus que infectou o doente. Na dengue clássica, o infectado terá febre com início repentino, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Náuseas, vômitos e cansaço extremo também são algumas consequências da doença. É comum o aparecimento de manchas na pele, semelhantes a do sarampo, principalmente no tórax e nos membros superiores.
Essa é a forma mais branda da dengue que pode atingir crianças e a adultos, mas raramente leva à morte. Já a dengue hemorrágica é mais severa e pode ser fatal. Os sintomas são os mesmos da dengue clássica, com algumas variações. A diferença é que quando a febre cessa, surgem novos sinais de alerta como dores abdomnais fortes, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida. Além desses sintomas, pode haver confusão mental, sede excessiva, dificuldades de respirar, sangramentos pelo nariz, boca e gengiva.