Ministério da Economia divulga canais para solicitar o seguro-desemprego

Em Campos, 40% dos trabalhadores que atuavam no comércio já foram dispensados das atividades

Com o atendimento ao público presencial suspenso em diversas áreas devido a pandemia do novo coronavírus, alguns canais alternativos disponibilizados para o consumidor estão ficando sobrecarregados, como é o caso da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), 40% dos trabalhadores que atuavam no comércio da cidade já foram dispensados das atividades. O Sistema Nacional do Emprego (SINE) que determinou o fechamento das agências ainda não informou uma data para o retorno.

Ao ser demitido, o seguro-desemprego torna-se ainda mais importante para o trabalhador. Normalmente, o trabalhador procura uma sede da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia para realizar os tramites legais e ter acesso ao dinheiro. O serviço também pode ser prestado de maneira on lin, mas em alguns casos há problemas são solucionados diretamente nas agências. Neste caso, o órgão orienta os trabalhadores a buscarem os seguintes canais: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego, onde é apresentado o passo a passo para solicitar o seguro-desemprego; o gov.br/trabalho ou pelo aplicativo para celular Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android; caso o usuário esteja com problemas no login e senha, o canal para ser atendido  é  https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/ . Além do número 158, que funciona de 7h às 19h.

As Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxíliotambém por e-mail aos segurados que encontram problemas na realização da solicitação pelo site ou pelo aplicativo. O e-mail para contato é trabalho.rj@mte.gov.br . Outros serviços relacionados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, como carteira de trabalho,  denúncias ou orientações trabalhistas, também podem ser acessados pela internet.  O endereço é o Portal de Serviços do governo federal: www.gov.br/trabalho.

Redação
Redação Administrator
O Milênio