Marinha: óleo encontrado na Praia de Santa Clara, em SFI, é o mesmo do Nordeste

A informação foi confirmada nesta terça-feira (26) pela Marinha

Foto: Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

O óleo coletado na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no último domingo (24), é o mesmo óleo que foi encontrado nas praias do Nordeste e no Espírito Santo. A informação foi confirmada nesta terça-feira (26) pela Marinha.

De acordo com a Marinha, foram coletadas aproximadamente 20 gramas que foram analisadas em uma instituição de Arraial do Cabo, que confirmou a origem do material. Santa Clara é a segunda praia do estado do Rio de Janeiro que foi afetada pelo produto. A primeira foi Grussaí, em São João da Barra, onde foram encontradas 300 gramas de óleo.

No domingo, também foram coletados outros materiais nas praias de São Francisco, mas não houve compatibilidade com o óleo coletado em São Francisco.

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade informou que vem adotando procedimentos para amenizar os danos. “Desde o momento em que soubemos que a mancha de óleo estava na cidade de Vila Velha (ES), começamos a realizar o constante monitoramento pelas nossas praias. Quando foi confirmada a chegada em Grussaí (São João da Barra), intensificamos a força tarefa e, inclusive, no momento em que uma moradora pisou em um pequeno fragmento do óleo, imediatamente chamou o agente da secretaria que estava na praia fazendo o percurso. Depois de verificado, o agente acionou a equipe técnica, que recolheu e entregou os fragmentos de óleo ao órgão competente para análise no Inea (Instituto Estadual do Ambiente)”, descreveu a secretária Luciana Sofiatti.

Redação
Redação Administrator
O Milênio

Comentários