Uma análise feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio da plataforma Retratos Regionais, indicou Campos e Macaé entre as sete cidades que mais criaram postos de trabalho no Estado do Rio em 2021. Nos dois casos, a Indústria e a Construção foram as maiores contratantes, o que ajudou a levar Macaé à segunda posição no ranking estadual, enquanto Campos ficou em sétimo. Considerando-se contratações apenas na indústria fluminense, Macaé lidera em todo o estado do Rio (+7.394), a frente inclusive da capital (+7.211).
“Apesar de mais um ano difícil ainda por conta da pandemia, o Norte Fluminense mostrou novamente que é uma força fundamental para a saúde econômica e social do estado. E neste contexto, a indústria da região revela, uma vez mais, sua pujança na geração de empregos e tributos para as cidades e o estado”, disse Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense.
Em Macaé, o saldo positivo foi de 11.712 postos de trabalho em 2021. Só Indústria e Construção geraram 7.394 vagas – o equivalente a 63% de toda empregabilidade do município no ano –, mais que o dobro de Serviços, por exemplo, que abriu 3.148 novas vagas. Entre as atividades que mais geraram emprego estão, novamente, “Montagem de instalações industriais e estruturas metálicas” (+3.178), “Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos da indústria mecânica” (+1.217) e “Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural” (+1.190). Mesmo em dezembro – mês tradicionalmente de término de contratos de trabalho na indústria –, o saldo também foi positivo, com 531 novas vagas.
Já Campos teve em 2021, um saldo positivo de 3.772 vagas abertas. Indústria e Construção englobam 1.404 novas oportunidades, a frente de Comércio (+1.063) e Serviços (+922). Entre os grandes segmentos, Comércio Varejista (+654) ficou pouco a frente de Construção (+618), principal contratante na Indústria. E entre as principais atividades, destacam-se Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada (+284) e Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal (+256).