Laboratório instalado no HGG, em Campos, faz testes de Covid-19 e entrega resultado em dois dias

Foto: Supcom

Foi implantado um laboratório no Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, que tem feito análises para confirmar ou descartar se o paciente foi infectado pelo coronavírus em um tempo aproximado de dois dias após a realização dos exames. A instalação foi feita através de uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a prefeitura. De acordo com a Uenf, cerca de 100 testes são feitos diariamente.

Antes, os resultados ficavam prontos em cerca de 15 dias, e com o laboratório, o tempo para a entrega do material foi reduzido significativamente. A implantação aconteceu após um período de adaptação e avaliação, da unidade por equipes do Laboratório Central Noel Nutels (LacenJ) – responsável por coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública – para a habilitação e viabilização do início das atividades. O Lacen é o laboratório de referência responsável por testes de coronavírus no Estado do Rio.

Apesar da nova função do laboratório, com o objetivo de liberar mais rápido o resultado dos exames, os kits continuam sendo enviados pelo estado. O prefeito Rafael Diniz explicou como funciona a parceria entre a Uenf e a prefeitura na administração do local. “A Prefeitura está entrando com a estrutura e com os técnicos, a Uenf entra também com alguns equipamentos e mais profissionais qualificados. Sabemos que o número de casos deve aumentar, nossos resultados mostraram com maior clareza a situação do município num período importante para tomarmos as medidas necessárias. As subnotificações serão bem menores”, destacou.

Redação
Redação Administrator
O Milênio