IFF estuda retorno às aulas presenciais

O Instituto Federal Fluminense (IFF) criou grupos de trabalho para diálogo sobre retorno seguro e progressivo às aulas presenciais. Em reunião realizada nessa quinta-feira (23), foi abordado como realizar o retorno.

O diálogo sobre temáticas relacionadas ao retorno à presencialidade e finalização acadêmica do período pandêmico no IFF conta, a partir de agora, com 11 grupos de trabalho temáticos formados por representantes dos servidores e estudantes de todo o Instituto, incluindo representações sindicais e de colegiados.

Na reunião realizada na manhã desta quinta-feira, os grupos temáticos ficaram responsáveis por promover debates e construir diretrizes com base nas temáticas que foram selecionadas e que devem ser articuladas a legislação em vigor, em especial ao Plano de retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto do IFFluminense, aprovado por meio da Resolução N.º 54/2021, do Conselho Superior, publicada em 20 de setembro.

“A ideia neste momento é pautar nossa comunidade sobre o que entendemos como importante para um retorno presencial seguro, pensando de forma gradual, com a definição de cada uma das fases e atendendo o que é prioritário em cada momento, além de considerar a diversidade existente em cada uma de nossas unidades”, explica a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, Cátia Viana.

Atualmente, o IFFluminense encontra-se na primeira etapa do plano de retorno, que é uma fase de preparação com atividades realizadas ainda de forma remota e que inclui a compra de equipamentos e insumos, adaptação de espaços e planejamento de atividades, entre outros pontos. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira da Silva, o avanço das fases é definido com base em indicadores de melhora da conjuntura pandêmica e de um cronograma institucional que será montado a partir de decisões colegiadas e de forma consensual entre os diversos atores que compõem o IFFluminense.

A previsão é que os grupos de trabalho promovam reuniões internas entre seus integrantes até o dia 7 de outubro. Em seguida, serão realizadas reuniões de relatoria e os demais encaminhamentos com a comunidade acadêmica. Caberá aos grupos o desenvolvimento das diretrizes para os temas e as estratégias a serem adotadas. Ainda em outubro, deverá ser realizada uma reunião para apresentação do documento elaborado pelas relatórios dos temas trabalhados.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários