Hospital de Campanha começa a funcionar em São João da Barra

O local já recebeu pacientes que recebem tratamento contra a doença

Foto: Secom

O Hospital de Campanha Covid-19 começou a funcionar em São João da Barra e recebeu, na noite deste sábado (9) os pacientes que estavam internados na sala de isolamento para a doença na Santa Casa de Misericórdia do município. A estrutura funciona no prédio do Centro Municipal de Emergência, na sede do município. O espaço estava fechado para obras e foi totalmente adaptado pela prefeitura, com leitos de UTI, clínicos e de isolamento. Os profissionais que irão atuar no hospital foram capacitados, seguindo orientações do Ministério da Saúde e experiências vivenciadas em todo o mundo.

O hospital conta com túnel de desinfecção, que representa mais segurança para os profissionais e a comunidade assistida na unidade, e salas de estabilização, isolamento e radiografia. Há farmácia, testes de diagnóstico e toda a estrutura completa para acomodação dos profissionais de saúde, além de equipamentos como central de oxigênio, sistema de refrigeração e gerador.

A Prefeitura realizou revisão do telhado e fez novas instalações de esgoto e rede elétrica, além de pintura geral, revisão do piso e de instalações sanitárias. Também mobiliou e equipou o espaço e fez a desinfecção completa.

A prefeita Carla Machado, que vistoriou o hospital antes da abertura e acompanhou o início dos trabalhos, destacou a importância da unidade neste momento:

— Estamos adotando todas as medidas de prevenção, atuando firme nas barreiras sanitárias, mas lidamos com uma pandemia e temos que estar preparados. Mesmo em um momento de dificuldade financeira, de queda considerável de receita, seguimos dando prioridade à saúde e à vida da população — disse a prefeita.

Há também um tomógrafo novo no município, da marca Phillips Acess, com 16 canais, adquirido pela Santa Casa de Misericórdia em parceria com a Prefeitura, que será utilizado no diagnóstico dos pacientes, verificando o grau de comprometimento pulmonar. No Centro de Combate ao Coronavírus, que funciona em frente à Santa Casa, seguem sendo realizados a triagem e o acompanhamento dos casos suspeitos, pela equipe de epidemiologia, por meio de contato telefônico diário, humanizando o atendimento aos pacientes que estão em isolamento domiciliar.

— Temos o hospital de campanha para os casos de média e alta complexidade, a Santa Casa para os exames necessários com o tomógrafo e o Centro de Combate ao Coronavírus para cuidar e acompanhar os casos mais simples — explicou a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés.

Redação
Redação Administrator
O Milênio

Comentários