Grupamento de Operações com Cães já auxiliou na apreensão de mais de 100kg de drogas em Campos e região

Foto: Supcom

Criado desde 2018, o Grupamento de Operações com Cães (GOC) atua em Campos e região em conjunto com outras forças de segurança pública para combater à criminalidade. As apreensões em que os cachorros estiveram presentes, ultrapassam 100kg de materiais ilícitos apreendidos como cocaína, crack, maconha, pasta base de cocaína, armas, entre outros.

O canil é composto por cinco cães adultos treinados, diariamente, com o próprio cheiro de drogas, para que eles identifiquem os materiais, o que seria difícil muitas vezes para o homem, principalmente, em interior de carros e matas. Além disso, os animais recebem um trabalho de socialização, onde é feita uma caminhada com tempo estipulado pela médica veterinária, Francimara Araújo, responsável técnica que realiza também um trabalho de natação com os cães. Ao todo, 10 agentes atuam no local. Eles possuem cursos de formação de cães de patrulha, curso de figurante e curso de adestramento, obediência, busca e captura.

A coordenação do GOC informa que é de suma importância a atuação dos cães em operações. “Os cães ajudam tirar materiais ilícitos da rua e, devido ao olfato apurado deles, possivelmente um trabalho que poderia durar dias de buscas pode ser realizado pelo homem sozinho, em apenas algumas horas ou minutos com o cão trabalhando à frente das operações, é mais rápido e o risco é menor, pois, o animal vai alertar sobre o perigo no local”, destacou o coordenador.

Redação
Redação Administrator
O Milênio

Comentários