Mais uma captação de órgãos é realizada em Campos

Foto de uma equipe realizando captação de órgãos - Foto: César Ferreira

As equipes do Programa Estadual de Transplantes (PET) e do NF-Transplantes realizaram a sexta captação de órgãos de 2024 no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. A ação contou com a autorização da filha do paciente, de 79 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico que evoluiu para morte encefálica, permitindo a retirada de seu fígado.

Anteriormente, em 29 de maio, a quinta captação do ano foi realizada em uma moradora do bairro Caju, também vítima de um AVE, que resultou em morte encefálica. Os rins da paciente foram doados com a autorização firmada pelo marido.

Os procedimentos ocorreram no HFM e beneficiaram até três pacientes da Central Estadual de Transplantes (CTE).

O coordenador do NF-Transplantes e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Luiz Eduardo Castro de Oliveira, expressou sua gratidão aos profissionais e familiares envolvidos. “Neste ano, já tivemos 23 notificações e seis captações, um número significativo. Buscamos sempre conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, pois o número de pacientes à espera não diminui. Agradecemos às equipes do hospital, aos profissionais e aos familiares. Graças a essas captações, vamos ajudar várias pessoas”, comentou Luiz Eduardo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here