Campos terá Dia D contra Poliomielite em 28 locais de vacinação neste sábado

Foto de uma criança sendo vacinada - Foto: César Ferreira

Neste sábado, dia 8 de junho, acontece o Dia D da Vacinação contra a Poliomielite, também chamada de paralisia infantil, em 26 salas de vacinação distribuídas pelo município de Campos, das 8h30 às 14h, e em duas salas, das 8h às 17h. Neste dia, a vacinação será exclusiva para as crianças menores de 5 anos e uma grande oportunidade para pais e responsáveis que têm dificuldade de levar seus filhos para serem imunizados no horário de expediente normal.

A proteção contra poliomielite é feita com dois imunizantes. A Vacina Oral Poliomielite (VOP) para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) para os menores de 1 ano, ou seja, aos 2, 4 e 6 meses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, ao término da campanha, 95% do público-alvo, que é formado por 25 mil pequenos.

O subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Charbell Kury, ressalta que a poliomielite é uma doença gravíssima que, quando não leva à morte, pode deixar sequelas, inclusive a paralisia nos membros inferiores (parar de andar).

“A vacina da campanha é a de gotinha, que é a antiga Sabin. Todas as crianças que têm de 1 a 4 anos, mesmo com o calendário em dia, devem procurar os postos de saúde para fazer a dose extra. Se entre 27 de maio e 14 de junho, período da campanha, seu filho ou filha estiver no período de receber a vacina da gotinha pelo calendário de rotina, que é 1 ano e 3 meses e 4 anos, também deve completar o calendário. Então, procure o posto de saúde, converse com seu pediatra e não deixe de tomar essa vacina, que é importante para criarmos um escudo de proteção contra a entrada dessa doença no Brasil, que foi erradicada há mais de 30 anos”, disse.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite segue até dia 14 de junho. Ao se dirigir aos postos com a criança, os pais ou responsáveis legais devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, além de documento com foto, CPF ou Cartão do SUS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here