Gabinete de enfrentamento à Covid-19 faz reunião após aumento de ocupações de leitos em Campos

A Prefeitura de Campos estuda adotar medidas mais rígidas para combater o avanço do coronavírus

Foto: Arquivo

O Gabinete de Crise de enfrentamento à Covid-19 fará uma nova reunião nesta segunda-feira (23) para definir novas estratégias que serão adotadas para combater o avanço do coronavírus em Campos. O município teve um aumento na ocupação de leitos nas últimas semanas e preocupa as autoridades de saúde.

A Vigilância em Saúde informou que há cerca de um mês, o órgão monitora o aumento das internações da rede privada de saúde. Desde a semana passada, os leitos públicos também ultrapassaram a marca de 65% de ocupação em Unidade de Tratamento Intensivo. Os leitos de clínica médica chegaram a 48% de ocupação.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, a médica Andreya Moreira, podem ser necessárias medidas restritivas mais duras. “Os índices nos mostram o que vemos nas ruas neste último mês. Aglomerações, pessoas sem máscara, em festas e reuniões como se estivéssemos vivendo normalmente. É bom lembrar que permanecemos em alerta, estamos diante de uma doença com alto poder de propagação e todos precisam ser responsáveis no cumprimento das orientações de prevenção como uso de máscara, uso do álcool gel e evitar aglomerações. Infelizmente, o que temos visto nos últimos dias nos deixa muito preocupados com relação a tudo o que conseguimos até aqui. Se for necessário, vamos implementar medidas mais firmes”, alertou.

O município de Campos está no Nível 2 (Fase Verde) do plano de retomada da economia. A decisão de mudança ou permanência de fase é tomada a partir de avaliação técnica criteriosa da Prefeitura somada a análise do Departamento de Vigilância em Saúde sobre o cenário epidemiológico com reuniões realizadas no meio da semana. A reunião foi antecipada devido ao aumento da demanda por leitos.

O modelo matemático e estatístico desenvolvido para avaliar como está a pandemia no município considera os números da última semana no que tange a propagação da Covid-19 e a capacidade do sistema de saúde, além de outros dados, incluindo a ocupação de leitos.

O Gabinete de Crise destaca que é importantíssimo que a população entenda a responsabilidade de permanecer atenta às medidas de enfrentamento à Covid-19 e siga as orientações como uso de máscara, álcool gel, manter distanciamento e evitar aglomeração.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários