Feira da Agricultura Familiar, em Campos, começa nesta sexta-feira

O evento irá movimentar a Praça do Liceu nesta sexta e no sábado.

Foto: Arquivo

Produtos de qualidade direto do produtor, consumo consciente e muita cultura e informação é o que as pessoas vão encontrar nesta sexta (28) das 08h às 18h e no sábado (29) das 09 às 16, na Feira Territorial da Agricultura Familiar do Norte Fluminense, que acontecerá no Jardim do Liceu, no Centro de Campos.

O evento é organizado pelo Colegiado Territorial do Norte Fluminense e contará com comercialização de produtos frescos, além de exposições de artesanatos, apresentações culturais e rodas de conversa. Segundo dados de 2018, 70% dos produtos agrícolas que vão para a mesa dos brasileiros são oriundos da agricultura familiar.

Neste sentido, o objetivo da Feira é aproximar produtores e consumidores, para uma relação direta. Serão disponibilizados produtos frescos, como hortaliças frescas, legumes, verduras e frutas, processados de peixe, doces caseiros, biscoitos, bolos, salgados, artesanatos, tudo produzido com sustentabilidade social.

Na tenda cultural acontecerão as rodas de conversa com os temas: circuitos curtos de comercialização, aproximando o produtor e o consumidor, com Pedro Campeão, Sócio diretor da Cultiva Desenvolvimento Socioambiental, na sexta (28), às 09h30;  Diversificação Produtiva: caminhos para a autonomia, com o professor e pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Agricultura (Nubida), da Uenf, Luciano Canellas, na sexta às 14h30 e Certificação Social Orgânica: vantagens e itinerários, com Marconi Bezerra e Sérgio Rozário, da Comissão da Produção Orgânica no Rio de Janeiro (Cporj), no sábado (29), às 9h30h.

As atrações culturais serão também um ponto alto do evento. A partir das 10h, as crianças terão o espaço para elas, com a contação de histórias de Maria Siqueira, professora de teatro do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense. A partir das 11h, a cantora Rafaela Bellove sobre ao palco. Às 13h é a vez da dupla Ezequiel e Pedro. Fechando o primeiro dia de evento, às 16h, Sabrina Rocha canta.

No sábado, a música começa às 11h, com a cantora Neiva Brasil e encerrando a festa com exaltação à cultura tradicional do samba, a Escola de Samba União da Esperança, de Custodópolis.

O Colegiado

O Colegiado Territorial do Norte Fluminense, realizador do evento, é uma instância deliberativa de gestão participativa e controle social sobre as políticas públicas de desenvolvimento territorial da agricultura familiar.

O órgão foi criado através do Programa Federal Territórios da Cidadania e é aberto à participação de organizações do poder público quanto ou da sociedade civil, que representem a agricultura familiar na região sendo elas: cooperativas, associações, sindicatos, movimentos sociais, grupo de mulheres, associações quilombolas, comunidades pesqueiras ou secretarias de Estado.

Atualmente, o Colegiado é constituído por 60 entidades presentes nos 9 municípios do Norte Fluminense: Campos, Macaé, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, São João da Barra, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis.

Redação
Redação Administrator
O Milênio