Falhas burocráticas no hemocentro de Campos impedem cardiologista de doar sangue

A médica foi doar sangue para o cantor Dom Américo, mas foi impedida pela equipe de plantão do hemocentro

Foto: Arquivo pessoal

A cardiologista Mirza Sampaio Kury foi impedida de doar sangue no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, em Campos, neste sábado (4). A médica esteve no local para realizar uma doação para o músico Osvaldo Américo, mais conhecido como Dom Américo, mas foi surpreendida ao ouvir da equipe plantonista que não podia doar por ter 60 anos.

A doutora lamentou nas redes sociais – Foto: Reprodução/Facebook

O problema é que os voluntários de até 69 anos podem fazer a doação, caso cumpram alguns requisitos como é o caso de Mirza. Ela ficou surpreendida por não conseguir fazer a a doação e lamentou nas redes sociais. “Tentei doar sangue hoje para o meu querido Dom Américo. Fui impedida por falha burocrática. Eita Brasil!”, escreveu a doutora. Segundo a equipe do hemocentro, a médica foi informada de que a pessoa responsável pelo cadastro de pacientes acima de 60 anos trabalha apenas durante a semana.

O estoque de sangue na unidade está baixo, e por causa de problemas burocráticos, os pacientes – que necessitam de tranfusão – podem sofrer ainda mais. Procurada pela equipe de reportagem do jornal O Milênio, a assessoria do Hospital Ferreira Machado ainda não se posicionou. O cantor Dom Américo está internado no Hospital Geral de Guarus (HGG) após sofrer um infarto.

Quais são os requisitos para doar sangue?

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

Redação
Redação Administrator
O Milênio