25 de julho de 2024 00:37
Logo jornal O Milênio

Elevação dos rios Paraíba e Itabapoana deixa Campos e São Francisco em alerta

O nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, voltou a sofrer elevação discreta e a Defesa Civil está monitorando as alterações. A medição realizada às 11h desta segunda-feira (21) registrou a cota de 8,94 metros. Nas últimas 17 horas, foi registrada elevação de 27 centímetros. Até esta mudança de cenário, o Paraíba havia registrado uma redução de 86 centímetros no nível da água, nas 48 horas anteriores ao início da elevação. Em São Francisco de Itabapoana, a Defesa Civil já está em alerta.

A elevação observada desde a tarde do último domingo (20), era esperada e acontece em razão da chegada da água que foi precipitada em regiões de influência hídrica para Campos nos últimos dias. Durante o fim de semana ocorreram chuvas, tanto na calha principal do Paraíba, como nas bacias de seus principais afluentes, como os rios Pomba e Muriaé, o que provocou elevação nos corpos hídricos a montante do município nesse período. Para os próximos dias, após o recebimento desse volume de água, a expectativa é de que o Paraíba volte a registrar queda de forma mais intensa em Campos.

Já em São Francisco de Itabapoana, a Defesa Civil alerta para o risco de transbordamento do Rio Itabapoana, que pode causar danos em residências que ficam na margem do rio como Lagoa Feia, Ingá, Máquina, Barra de Itabapoana e divisa. O número da Defesa Civil do município é 2789-1885 ou 153.

plugins premium WordPress