Dom Roberto suspende Catequese na Diocese de Campos e divulga novas orientações para as paróquias

O motivo da suspensão é o coronavírus

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, divulgou na noite desta sexta-feira (13/03), novas orientações diante do aumento do caso de coronavírus no Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que, nesta sexta-feira (13/03), há 19 casos confirmados e 228 suspeitos no estado. De acordo com Dom Roberto, que também é o bispo referencial para a Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão suspensos os encontros de Catequese e da Crisma nas paróquias em todo o território diocesano, também no que diz respeito a festivais, eventos de evangelização sejam transferidos para outras datas.

O Seminário Diocesano Maria Imaculada também irá suspender as atividades por 15 dias, antecipando as férias dos seminaristas, assim como a Escola Mater Ecclesiae de Campos. A Diocese de Campos está dividida em dois vicariatos, 10 foranias, 66 paróquias e 792 capelas, distribuídas em 17 cidades das regiões norte e noroeste fluminense.

“Já com relação às Celebrações Eucarísticas, se sugere na medida do possível, a multiplicação das mesmas, para evitar aglomerações em certos horários. Também que possa estar em vigor às celebrações para pequenos grupos, ou mesmo durante a semana da Celebração da Palavra. Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão deverão se deslocar também para o atendimento aos doentes. Sugerimos aos irmãos idosos, por integrarem o grupo de risco, que possam participar das Santas Missas transmitidas pela TV ou Web. Tudo isso, voltamos a afirmar é para uma cultura da vida e para vencermos juntos este flagelo que é o coronavirus. Sem diminuir em nada a nossa fé, mas alimento com a caridade, pois uma fé sem obras é uma fé morta”, apontou a nota de Dom Roberto Francisco.

NOTA ORIENTAÇÃO – ENCONTROS DA CATEQUESE ESTÃO SUSPENSOS

A Diocese de Campos tendo em conta o perigo exponencial de crescimento dos casos de coronavírus decide ampliar as orientações, no sentido de dar mais garantias. Fica, portanto, suspensas os encontros de Catequese e da Crisma nas paróquias em todo o território diocesano, também no que diz respeito a festivais, eventos de evangelização sejam transferidos para mais adiante. O Seminário Diocesano Maria Imaculada também irá suspender as atividades por 15 dias, assim como a Escola Mater Ecclesiae de Campos. Já com relação às Celebrações Eucarísticas, se sugere na medida do possível, a multiplicação das mesmas, para evitar aglomerações em certos horários. Também que possa estar em vigor às celebrações para pequenos grupos, ou mesmo durante a semana da Celebração da Palavra. Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão deverão se deslocar também para o atendimento aos doentes e idosos. Sugerimos aos irmãos idosos, por integrarem o grupo de risco, que possam participar das Santas Missas transmitidas pela TV ou Web. Tudo isso, voltamos a afirmar é para uma cultura da vida e para vencermos juntos este flagelo que é o coronavirus. Sem diminuir em nada a nossa fé, mas alimento com a caridade, pois uma fé sem obras é uma fé morta.

Fonte: Pascom Diocese de Campos

Redação
Redação Administrator
O Milênio