O dia D de vacinação das crianças contra a influenza (gripe) e contra o sarampo (vacina tríplice viral), que foi realizado neste sábado (30), foi marcado pela grande movimentação nos postos de saúde de Campos. Ao todo, 29 unidades participaram da imunização.
“O grande passo na segurança contra as doenças é a vacinação. Todos devem ter essa consciência e procurar os postos de saúde para que vacinem”. O apelo foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.
O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, informou que a vacina da gripe é atualizada anualmente de acordo com essas cepas mais incidentes e, por isso, ela deve ser aplicada todos os anos. “Há uma vigilância contínua dos tipos do vírus que circularam pelas populações no ano anterior. Por exemplo, nós tivemos um surto do subtipo H3N2 e ele já está presente na vacina atual. Então por isso, é tão importante que todos os grupos indicados procurem os postos e se vacinem com a vacina da gripe para evitar que nós tenhamos um aumento do número de casos, igual ao que tivemos no final de 2021”, salientou Carneiro.
O infectologista frisou que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, “Inclusive, a gente tenta não perder oportunidades quando as crianças, principalmente, vêm a locais de vacinação, já aproveitamos para fazer a atualização do cartão de vacinas. Hoje, especificamente, nosso principal foco é gripe e sarampo”.
De acordo com Dr. Rodrigo, o sarampo é uma doença que preocupa muito porque é uma mais transmissíveis que existe. É uma patologia potencialmente grave e a única forma de se evitar um ressurgimento de casos é através da vacinação. “Em outras regiões do Brasil já tivemos casos confirmados. Aqui, na região Norte Fluminense, nós não temos casos de sarampo autóctones (natural) da região, só que a gente está em risco, porque cobertura vacinal, por causa da pandemia (do coronavírus), caiu. Então por isso, que é tão importante a gente reforçar com a população a necessidade de vacinação contra o sarampo, porque nós não queremos que a doença volte a circular em nossa região”, reforçou.
A manicure Cristiane Gama, 46 anos, disse que faz questão de manter a caderneta de imunização do filho Felipe, de 3 anos, em dia. “A vacinação é muito importante porque se a gente quer uma saúde futura e uma vida saudável para nossos filhos tem que começar através das vacinas desde pequenininho. Eu sempre o levo a todas as campanhas e priorizo isso”, disse.