Covid-19: mensagem que orienta sobre o descarte correto do lixo em meio à pandemia viraliza na internet

A campanha tem o objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores que possam ter contato com o lixo de pessoas com coronavírus

Foto: Arquivo/Ascom

Uma mensagem que pede para famílias que tenham alguém em casa com a Covid-19 para separar o lixo do doente na hora do descarte viralizou nas mídias sociais. O objetivo da campanha é impedir que garis ou coletores de lixos recicláveis, contraiam a doença durante o trabalho.

Segundo o protocolo para a gestão de resíduos sólidos domiciliares em situação de pandemia por coronavírus, feito pela Secretaria de Saúde em parceria com a Anvisa, o lixo residencial de pessoas com a Covid-19, com suspeita, ou que esteja cuidando de alguém com a doença é considerado infectante, por isso, o descarte correto do lixo pode evitar a propagação do vírus. O protocolo orienta sobre algumas medidas que devem ser adotadas.

– Os lixos devem ser separados, colocados em sacos de lixo constituídos de material resistente a ruptura, vazamento e impermeáveis;  fechados com lacre, ou na ausência deste, nó, quando o saco estiver até 2/3 (dois terços) de sua capacidade, garantindo-se sua integridade e fechamento;  introduzidos em outro saco limpo, constituído de material resistente a ruptura, vazamento e impermeáveis, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos, bem fechados e identificados com o dizer: CUIDADO RESÍDUO INFECTANTE – COVID – 19, de modo a não causar problemas para o trabalhador da coleta e nem para o meio ambiente e descartar em coletores preferencialmente com tampa de acionamento por pedal, onde serão encaminhados normalmente para a coleta de resíduos sólidos urbanos.

A mensagem que está circulando na internet é a seguinte: “Os funcionários responsáveis pela coleta de lixo pedem que as famílias que tenham um familiar doente da Covid-19 separem o lixo do seu doente e o coloquem em um saco com fita vermelha e pulverizem com um desinfetante. Por favor, é preciso apoiá-los para que possam cumprir com mais eficiência o seu trabalho, mas acima de tudo cuidar deles. Pontinho de ciente, por favor, copie e cole”, diz o comunicado.

Redação
Redação Administrator
O Milênio