Consumidores de energia solar ganham mais um benefício no Estado do Rio

A foto mostra placas solares que foram instaladas pela LCA em uma casa localizada em Campos #Pracegover - Foto: LCA Soluções em Energia

A utilização de placas solares traz inúmeros benefícios para a população, e agora os consumidores de energia solar ganharam ainda mais uma vantagem no Estado do Rio de Janeiro. As pessoas que usam placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica, vão poder ter o CPF ou o CNPJ cadastrados em mais de uma unidade, tendo direito à isenção do ICMS previsto na Lei 8.922/20. A novidade ajuda a reforçar a importância do investimento em sistemas fotovoltaicos.

O ICMS é um imposto estadual cobrado em cima da circulação de produtos como alimentos, serviços de comunicação, transportes entre municípios e estados e eletrodomésticos, bem como em outros serviços ou produtos. A isenção desse imposto para os consumidores de energia solar, está previsto na nova Lei 9.468/21, de autoria do deputado Jair Bittencourt (PP), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira (26/11). “A instalação e adaptação de sistemas de energia fotovoltaicos em mais de um imóvel contribui para a economia com redução de custos, além da inegável vantagem ao meio ambiente”, justificou o autor da lei.

A norma vale para áreas rurais ou urbanas e só será permitida desde que haja viabilidade técnica. Caso contrário, a empresa de energia deverá promover as adequações necessárias em até 365 dias. A Lei estabelece a isenção de ICMS para os contribuintes que tiverem pequenos geradores de energia solar fotovoltaica e que injetam na rede elétrica a produção de placas solares que excedem o consumo.

A isenção do ICMS é só mais uma das vantagens dos consumidores de energia solar, que podem ter uma redução de gastos de até 95% na conta de luz. No Estado do Rio de Janeiro, a LCA Soluções em Energia é a principal empresa que presta serviços ligados à energia solar. O grupo trabalha com as melhores marcas do mercado e com preços baixos, além de oferecer facilidade no modo de pagamento.

Para produzir energia solar, é necessário instalar um sistema fotovoltaico composto por painéis solares. Porém, é necessário que esse serviço seja feito por uma empresa especializada para que o objetivo seja alcançado. No caso da LCA, os funcionários vão até os imóveis e fazem um estudo antes de realizar a instalação. Eles levam em conta fatores como: área disponível, posicionamento das placas solares, tamanho e peso dos painéis, localização do inversor solar e aterramento do sistema fotovoltaico. Todos detalhes fazem a diferença para que o trabalho seja bem feito.

A sede da LCA fica localizada na Avenida Lourival Martins Beda, nº 1339, no Parque Imperial. A empresa faz instalações de placas solares em todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro, além de também realizar atendimento no sul do Espírito Santo. Os interessados nos serviços da LCA, podem entrar em contato com os números (22) 99744-4644 ou (22) 2030-6144. Para conhecer melhor o trabalho do grupo, os clientes também podem entrar no site da empresa, clicando neste link.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários