“Conhecendo a UENF”: projeto faz ponte entre a universidade e as escolas da região

A Uenf está entre as universidades que os alunos que forem aprovados no vestibular podem se matricular

Há cerca de dez anos, para muita gente que passava próximo ao campus da UENF, aquele era um lugar inacessível. Olhar de fora para aqueles prédios imponentes — fruto da mente brilhante de Niemeyer — distribuídos em uma área tão vasta e entremeada por tantas árvores, fazia crer que aquele era um lugar apenas para alguns poucos privilegiados. Mas esta realidade começou a mudar em 2011, quando a Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM) começou a idealizar o que viria a ser o projeto “Conhecendo a UENF”.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), no ano seguinte o projeto ganhou forma, saiu do papel e começou a fazer a diferença para muita gente que nem sonhava em, um dia, estudar na UENF. Hoje, o projeto se consolidou como uma ponte entre a Universidade e as escolas da região Norte/Noroeste Fluminense, sendo o responsável por apresentar a UENF aos estudantes que estão em vias de cursar o ensino superior. Muitos que conheceram a UENF através do projeto resolveram cursar a Universidade, se formaram e hoje já são profissionais atuantes e reconhecidos em suas áreas.

Inicialmente, o projeto foi coordenado pelo professor Vanildo Silveira, que hoje ocupa o posto de diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB). Em 2016, o “Conhecendo a UENF” passou a ser coordenado pelo professor Raul Lopes Palacio, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), atual reitor da UENF. Atualmente, o projeto se insere no Programa “UENF Portas Abertas” que além do “Conhecendo a UENF”, engloba os projetos “Rede UENF Social” (coordenado pelo professor Fernando Luna), “UENF Digital: um novo olhar” (Annabell Tamariz) e “Matemática ao alcance de todos” (Oscar Paz La Torre).

A execução do projeto de extensão está a cargo da ASCOM/UENF e tem a participação de profissionais da área de jornalismo, publicidade e design. O projeto conta também com a participação de seis bolsistas de extensão, entre discentes e bolsistas da modalidade Universidade Aberta.

Até o início de 2020, o projeto promovia visitas de escolas ao campus da UENF, nas quais os estudantes, além de conhecer o seu espaço físico, tinham acesso a um vasto conhecimento sobre a Universidade, como sua história, as formas de ingresso, as diversas modalidades de cotas, os programas de bolsas, cursos pré-vestibulares, entre outras informações importantes para quem deseja ingressar no ensino superior. De acordo com a área de interesse dos estudantes, eram organizadas visitas a laboratórios, onde eles podiam conhecer de perto algumas das pesquisas desenvolvidas na Universidade. Eventualmente, o projeto também participava de feiras e outros eventos promovidos pelas escolas com o intuito de levar informações aos seus alunos.

Com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais no campus da UENF, o projeto migrou para a internet, passando a realizar apresentações on-line. Atualmente as apresentações são feitas através do Google Meet e têm atendido a escolas da região Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, além de escolas de cidades do sul do Espírito Santo.

Os contatos para as visitas online devem ser feitos pelo e-mail conhecendoauenf@uenf.br e o agendamento de novas apresentações está aberto para visitas a partir do dia 13/10/2021.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários