Com dificuldades, hospitais filantrópicos divulgam nota de alerta à população de Campos

As unidades informaram que os funcionários estão com salários atrasados devido a falta de pagamento das verbas municipais.

Foto: Leitor/O Milênio

Com dificuldades financeiras, os hospitais filantrópicos de Campos seguem preocupados com a falta do pagamento das verbas municipais. Neste domingo (20), as diretorias das unidades divulgaram uma nota de alerta para a população sobre a situação.

Na mensagem, as diretorias mostram insatisfação com a prefeitura e falam que o atendimento pode ser comprometido: “Nosso compromisso é com a vida e nossa prioriedade é o atendimento aos pacientes SUS. Entretanto os problemas financeiros gerados, principalmente, pelos atrasos dos pagamentos de recursos municipais, inviabilizam a continuidade da boa prestação dos serviços. Não temos a intenção de paralisar os atendimentos. Adoecer não é uma escolha e a saúde não pode parar. Não estamos pedindo aumento ou qualquer adição de benefícios, somente os valores mínimos para pagarmos funcionários, médicos, comprarmos comidas para os pacientes, remédios e materiais indispensáveis para o atendimento à população mais carente, dependente do SUS, que não tem a assistência de um plano de saúde”.

Os hospitais filantrópicos do município de Campos são Álvaro Alvim, Beneficência Portuguesa, Plantadores de Cana e Santa Casa de Misericórdia. De acordo com os diretores, cerca de 2 mil funcionários estão com salários atrasados. O único repasse que as unidades têm recebido é do governo federal, mas o valor não é o suficiente para manter o bom funcionamento das atividades, já que é necessária a manutenção de vários equipamentos. Reuniões têm sido realizadas pelos representantes dos hospitais, que não descartam a realização de uma greve parcial nos serviços para protestarem contra a prefeitura.

Procurada pela equipe de reportagem do jornal O Milênio, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se posicionou em relação à mensagem de alerta.

Redação
Redação Administrator
O Milênio